Longevidade e corrida: qual a relação?
Correr: um simples ato que pode ter um impacto profundo na saúde e no bem-estar.
A corrida, além de ser uma atividade física acessível e versátil, é uma poderosa aliada quando se trata de alcançar uma vida longa e saudável. Ao cruzar ruas e trilhas, os corpos experimentam uma série de transformações positivas, tanto físicas quanto mentais.
A prática pode impulsionar a longevidade e melhorar a qualidade de vida. Descubra como a simples ação de colocar um pé na frente do outro pode abrir portas para um futuro mais saudável e duradouro.
Segundo o educador físico Carlos Augustos de Freitas (CREF. 043134-G/SP), correr de forma planejada e com acompanhamento profissional, traz inúmeros benefícios para saúde física, mental e de bem-estar.
“A corrida é predominantemente aeróbica. Por esse motivo, fortalece o coração, melhora a circulação e beneficia, por exemplo, pessoas que têm diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade, entre outras doenças relacionadas aos índices lipídicos.
Do mesmo modo, estimula a produção e liberação de neurotransmissores (dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina), importantes no combate do estresse e da ansiedade. Além disso, os corredores ganham mais concentração.
Para finalizar, nos âmbitos profissional e pessoal, essas também ganham. Tornam-se mais criativas e produtivas. Em outras palavras, correr melhora a vida em todos os aspectos”, garante Freitas.
Sob o mesmo ponto de vista, um estudo publicado em 2019, na revista “Medicine In Science Sports & Exercise”, comprova que a corrida diminui os riscos de doenças, promovendo a longevidade e, também, torna o atleta mais saudável emocionalmente.
Conheça 7 benefícios da corrida para a saúde
- Melhora cardiovascular: correr é um exercício aeróbico que fortalece o coração e os pulmões, ou seja, ajuda na circulação sanguínea e na capacidade respiratória. Por esse motivo, reduz o risco de doenças cardíacas, hipertensão e a controlar o colesterol.
- Controle de peso: a corrida é uma atividade de alta intensidade que queima calorias de forma eficiente. Nesse sentido, correr regularmente pode ajudar a perder peso, mantê-lo saudável e melhorar a composição corporal: redução da gordura e aumento da massa muscular.
- Saúde mental: a prática tem impacto positivo na saúde mental. Por exemplo, durante a corrida o corpo libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e redução do estresse. Correr regularmente também pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão, a melhorar o humor e aumentar a autoestima.
- Fortalecimento muscular: correr envolve vários grupos musculares, incluindo pernas, glúteos, abdômen e músculos do tronco. Com a prática regular, esses músculos são fortalecidos, o que contribui para uma maior resistência física e uma postura mais saudável.
- Saúde óssea: a corrida é uma atividade de impacto que ajuda a fortalecer os ossos. A prática regular pode prevenir a perda de densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose, especialmente em mulheres mais velhas.
- Melhora da qualidade do sono: a corrida regular está associada a um sono melhor e mais profundo, ou seja, o exercício físico ajuda a regular o ciclo do sono, promovendo uma melhor qualidade de descanso durante a noite.
- Aumento da longevidade: diversos estudos mostram que a prática regular de corrida está associada a uma maior longevidade. Portanto, correr pode reduzir o risco de doenças crônicas, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde geral.
Quer começar a correr?
“O primeiro passo para iniciar na corrida é consultar um médico. Em seguida, procure um profissional da educação física, inscrito no Conselho Regional de Educação Física (CREF), para organizar a planilha e o fluxo dos treinos. Para quem não pode contar com o apoio de um educador, vale se informar corretamente sobre o tema, ter tênis adequado, roupas confortáveis e um local seguro para praticar”, finaliza Freitas.
Armazene células-tronco e guarde também a saúde por toda vida!
O armazenamento de células-tronco é uma forma de adultos e crianças guardarem suas células jovens, com a idade do momento da coleta. Dessa forma, podem ser usadas em eventuais tratamentos ao longo da vida.
Navegue pelo nosso site, conheça mais sobre as possibilidades, e fale conosco.