A saúde mental para uma vida mais feliz tornou-se um assunto essencial em um mundo cada vez mais acelerado e exigente.
Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado e 2022, “as necessidades relacionadas à saúde mental são elevadas em todo o mundo, porém as respostas ainda insuficientes e inadequadas.”
Ainda segundo a entidade: “não há saúde sem saúde mental.”
É de conhecimento que o bem-estar emocional e psicológico têm impacto profundo na qualidade de vida e no funcionamento adequado da sociedade. No entanto, muitas vezes negligenciada e estigmatizada, a saúde mental para uma vida mais feliz é uma preocupação que não deve ser ignorada.
Nesse sentido, são muitos os desafios em busca do bem-estar psicológico. Afinal, cuidar da mente é tão fundamental quanto cuidar do corpo.
O Impacto da Pandemia
Infelizmente, a pandemia da COVID-19 causou um impacto significativo no bem-estar mental das pessoas em todo o mundo. Principalmente no primeiro ano, quando as incertezas eram muito grandes.
As preocupações com a própria saúde e de pessoas queridas, mudanças abruptas na rotina diária e a ameaça constante do vírus trouxeram altos níveis de estresse e ansiedade. O medo da contaminação e as restrições sociais contribuíram para os sentimentos de isolamento e solidão.
As pessoas que já tinham algum problema, no período mais rígido de distanciamento social, sentiram seus sintomas agravados. As dificuldades em acessar tratamentos adequados e a interrupção de terapias regulares dificultaram ainda mais a situação.
Além disso, o estresse, o tédio, a ansiedade e a depressão associados à pandemia fez com que algumas pessoas recorressem ao uso abusivo de álcool, drogas ilícitas ou medicamentos sem prescrição médica como forma de alívio temporário dos sintomas emocionais.
Fatores que geram o sofrimento psíquico
Cada indivíduo pode viver o sofrimento psíquico de maneira única, com sintomas e intensidade variados. Os sintomas podem incluir tristeza profunda, ansiedade, desesperança, culpa, irritabilidade, isolamento social, alterações no sono e apetite, baixa autoestima, dificuldade de concentração, pensamentos negativos ou recorrentes, entre outros.
A pandemia da COVID-19 foi um agravante para sintomas já existentes na sociedade contemporânea. O estresse, pressão social, isolamento, trauma e desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal são comuns na atualidade.
A busca pelo equilíbrio e bem-estar
Para encontrar o equilíbrio, em primeiro lugar, está admitir o desequilíbrio. Negligenciar a saúde mental tem impacto significativo na vida e no bem-estar. O apoio e tratamento adequados, como por exemplo a psicoterapia e, em alguns casos, medicação sob supervisão médica, podem ser fundamentais para lidar com o sofrimento psíquico e recuperar a saúde mental para uma vida mais feliz.