PRODUTO

R-IMUNO-CRIO

O R-Imuno-Crio® é um produto alogênico de Terapia Celular Avançada em desenvolvimento a partir de células-tronco mesenquimais (CTM). Seu foco de atuação é o controle da resposta inflamatória do organismo (imunomodulação) e o estímulo para a criação de vasos sanguíneos (angiogênese), principalmente para tratamento de sequelas do AVC Isquêmico.

O produto consiste em uma suspensão concentrada de células-tronco mesenquimais, isoladas a partir de polpa de dente decíduo (dentes de leite) de doadores humanos. Uma vez injetadas no paciente, as células mesenquimais são capazes de migrar para local da lesão e, após interagir com esse ambiente de injúria, secretam inúmeras moléculas tróficas e pró-regenerativas, tais como fatores angiogênicos (estímulo para criação de vasos sanguíneos), citocinas anti-inflamatórias, proteínas de matriz extracelular, enzimas de remodelamento tecidual, entre outros. O conjunto dessas moléculas biotivas produzidas pelas células mesenquimais resulta na regeneração do tecido danificado.

Com o avanço de seu desenvolvimento, o R-Imuno-Crio® poderá ser disponibilizado em frascos ampola contendo 5 milhões de CTMs em 5mL. O produto é considerado uma Terapia Avançada a base de Células-Tronco Mesenquimais (CTMs), produzido através de uma manipulação extensa, deste modo sendo classificado como Terapia Avançada de Classe II, conforme preconizado na RDC Nº 505, DE 27 DE MAIO DE 2021.

DAS CÉLULAS-TRONCO COMO

MATÉRIA-PRIMA DE MEDICAMENTOS

Medicamentos à base de células-tronco podem ser autólogos ou alogênicos. Os autólogos configuram o “padrão ouro” no uso de células-tronco de forma medicinal, uma vez que as células usadas são do próprio paciente, evitando assim qualquer chance de rejeição ou inefetividade do tratamento.

No caso do R-Imuno-Crio®, as células-tronco presentes no medicamento são alogênicas, portanto células de um doador que será usado em um receptor diferente. Isso é possível pois algumas funções terapêuticas das células-tronco não se alteram, independente se as células são da própria pessoa ou não.

E sabendo disso, alguns medicamentos alogênicos podem salvar muitas vidas, uma vez que podem ser produzidos em grande quantidade, sem personalização e disponibilizados com antecedência para clínicas e hospitais atenderem pacientes que não puderam armazenar suas próprias células.

OUTRAS
POSSIBILIDADES

A atuação das células-tronco no controle inflamatório é amplamente pesquisada no Brasil e no mundo. Além do AVC Isquêmico, o potencial de imunomodulação das células-tronco mesenquimais pode ser explorado no tratamento de Covid-19, asma, Alzheimer, dores articulares, pé diabético, Doença de Crohn, cicatrizes, entre outras condições simples e complexas.

PRODUTOS DE
TERAPIA AVANÇADA

Os Produtos de Terapia Avançada (PTA) são medicamentos especiais feitos com materiais biológicos. São três categorias de PTA: Terapias Celulares Avançadas, Terapias Gênicas e Engenharia Tecidual.

A principal característica desses produtos é que eles possuem material biológico, seja de doadores (alogênicos) ou da própria pessoa (autólogo), e por isso precisam de outros tipos de controles de qualidade e rastreabilidade do produto.

Os Produtos de Terapia Avançada são produtos inovadores e que podem trazer benefícios inéditos para a saúde.