Células-tronco e o espectro autista, qual a relação? Primeiramente, vale esclarecer o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Muito se fala, mas pouco se sabe realmente sobre a condição. Além disso, a desinformação gera preconceito e discriminação.
Conhecido no meio científico como Transtorno do Espectro Autista, o autismo é uma condição neurológica, identificada na primeira infância.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório recente, estima-se que uma em cada 160 crianças apresenta o transtorno no mundo. Ainda não se conhece com certeza o que causa o autismo, mas a medicina suspeita que uma das condições seja genética.
Existem diferentes formas de manifestação do autismo. No entanto, ele tem marcas como: dificuldades no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social.
Também são inúmeras a terapias empregadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas.
Nesse sentido, estão os acompanhamentos psicológicos, uso de medicação, terapias alternativas como os florais e aromaterapia e, mais recentemente, a possibilidade da terapia-celular.
As células-tronco e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Segundo a pesquisadora em genética humana, células-tronco e neurociência, Karina Griesi, envolvida em uma plataforma de estudo sobre as células-tronco e o TEA, existe fundamento lógico, que faz sentido pensar no uso de células-tronco mesenquimais para a condição: o fato delas promoverem imunomodulação.
De forma simplificada, a imunomodulação refere-se ao processo de regulação ou modificação do sistema imunológico do corpo. O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra invasores, como vírus, bactérias e outras substâncias estranhas.
“Existem teorias que dizem que o autismo pode estar associado à desregulação das respostas imunológicas. No entanto, esses estudos são poucos e visam avaliar mais a segurança do que verificar a eficácia. Aqui no Brasil não tenho conhecimento de projetos nesse assim. Ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido”, garante.
Armazene células-tronco e guarde também a saúde por toda vida!
O armazenamento de células-tronco é uma forma de adultos e crianças guardarem suas células jovens, com a idade do momento da coleta, para serem usadas em eventuais tratamentos ao longo da vida.
Navegue pelo nosso site, conheça mais sobre as possibilidades, e fale conosco.