Colocar o corpo em movimento é um incentivo que pode transformar o desenvolvimento, bem como garantir que crianças tornem-se adultos mais saudáveis e equilibrados. A prática regular de exercícios, orientada e supervisionada corretamente, só tem benefícios. Além disso, contribui para o bem-estar emocional e social dos pequenos.
Se movimentar desde cedo só tem benefícios
Colocar o corpo em movimento é muito importante para as crianças, pois traz uma série de vantagens. Segundo o ortopedista pediátrico David Nordon, se mexer ajuda no equilíbrio energético, previne a obesidade, melhora o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e evita problemas de saúde decorrentes do sedentarismo. Além disso, movimentar-se regularmente melhora o humor, aumentar a autoestima e ajuda a dormir bem, necessidades básicas para o desenvolvimento infantil.
Corpo em movimento: idades e recomendações
A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde destacam a importância de adaptar as atividades físicas de acordo com a faixa etária das crianças. Os pais e cuidadores devem estimular os pequenos de até 2 anos a por o corpo em movimento várias vezes ao dia. Eles devem propor brincadeiras como engatinhar, buscar objetos e mover pernas e braços. “Eletrônicos, incluindo TV, são contraindicados para essa faixa etária”, ressalta Dr. David Nordon.
Para crianças de 3 a 5 anos, a recomendação é que as brincadeiras e atividades de qualquer intensidade somem pelo menos 180 minutos diários. Isso pode incluir andar de bicicleta, esconde-esconde, pega-pega e brincadeiras com bola. Atividades extracurriculares como natação e dança também podem ser introduzidas. “Essa variedade de atividades colabora para o desenvolvimento motor e social das crianças. É essencial manter o corpo em movimento”, enfatiza Nordon.
Já para crianças e adolescentes de 6 a 19 anos, a prática de esportes e exercícios mais intensos por pelo menos uma hora ao dia é fundamental. Esportes coletivos, natação e atividades ao ar livre são excelentes opções. Além disso, é possível dividir o tempo de atividade em períodos de 20 minutos, três vezes ao dia, como jogos, andar de bicicleta e pular corda, o que facilita a inserção das atividades na rotina.
Corpo em movimento com orientação do educador físico
O profissional de educação física infantil é o mais adequado para orientar e supervisionar as atividades físicas das crianças. Eles adaptam as atividades às necessidades e capacidades de cada faixa etária, garantindo que as crianças coloquem o corpo em movimento com segurança e diversão.“A presença de um profissional qualificado pode fazer toda a diferença no engajamento e na motivação das crianças para a prática regular de atividade física”, afirma Dr. David Nordon.
O descanso faz parte do treino
Embora a atividade física seja extremamente benéfica, é igualmente importante garantir que os pequenos descansem. O sono é um período fundamental para a recuperação e o crescimento, permitindo que o corpo e a mente se renovem. “Descansar faz parte do treino, e deve ser incentivado tanto quanto a atividade física”, orienta o médico ortopedista.
Movimentar o corpo desde cedo é um investimento valioso na saúde e no bem-estar infantil. Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária, contar com o apoio de profissionais qualificados e garantir o descanso, promovem um desenvolvimento saudável e equilibrado. Lembre-se, um estilo de vida ativo na infância prepara o terreno para hábitos saudáveis na vida adulta.