Os perigos da hipertensão rondam a população brasileira. Em outras palavras, a doença, popularmente conhecida como pressão alta, é um problema de saúde comum no país. Consiste na elevação persistente da pressão arterial, ou seja, quando os valores da pressão estão acima dos níveis considerados normais.
De acordo com o relatório do Ministério da Saúde, publicado em 2022, o número de adultos diagnosticados com hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil.
Os índices saíram de 22,6% em 2006 a 26,3% em 2021. O documento ainda apontou aumento na prevalência do indicador entre os homens, variando 5,9% para mais.
Quais os perigos da hipertensão?
Existem diversos fatores que contribuem para o aumento da prevalência da hipertensão no Brasil, como o envelhecimento da população, o estilo de vida sedentário, o consumo excessivo de sal e alimentos industrializados, a obesidade e o tabagismo.
Nesse sentido, há uma grande preocupação dos órgãos de saúde em alertar sobre os perigos da hipertensão. A doença pode levar a complicações graves, como problemas cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC), problemas cognitivos, oculares e insuficiência renal.
Além disso, a hipertensão também pode contribuir para outras condições de saúde, como doenças vasculares periféricas, disfunção erétil, complicações na gravidez e aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Como prevenir a hipertensão?
Para prevenir a hipertensão é essencial ter um estilo de vida saudável:
- Tenha uma dieta equilibrada. O sobrepeso e a obesidade estão associados a um maior risco de desenvolver hipertensão.
- Pratique atividade física regular. Os exercícios físicos aliados a uma dieta nutritiva e equilibrada ajudam a manter o peso ideal.
- Reduza o sal na dieta, pois o sódio contribui para o aumento da pressão arterial.
- Aumente o consumo de frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura.
- Evite alimentos processados, ou seja, ricos em gorduras saturadas e trans; limite o consumo de bebidas açucaradas bem como o álcool.
- Não fume! O cigarro aumenta temporariamente a pressão arterial e danifica os vasos sanguíneos. Há risco de desenvolver hipertensão e doenças cardiovasculares.
- Atenção ao estresse. Estresse crônico pode contribuir para o desenvolvimento da hipertensão. Busque formas saudáveis para gerenciar o estresse, como técnicas de relaxamento, meditação, ioga ou atividades prazerosas que ajudem a reduzir a tensão.
- Faça um acompanhamento médico regular. Isso permitirá o monitoramento da sua saúde cardiovascular e a detecção precoce da hipertensão, caso ela se desenvolva.
Como tratar a hipertensão?
É essencial tratar e controlar a hipertensão arterial bem como buscar por um estilo de mais vida saudável. Adote prática de exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e baixo consumo de sal. Tratamento adequado deve ser prescritos por um profissional de saúde. O acompanhamento médico regular é fundamental para monitorar a pressão arterial e minimizar os riscos associados à hipertensão.