Amanhã é o Dia Internacional da Mulher, e é uma data também para falar sobre prevenção e saúde da mulher. Tradicionalmente, mulheres têm mais costume de visitar profissionais de saúde do que os homens e, falando em prevenção, também devemos lembrar sobre o armazenamento de células-tronco para elas. Hoje, com as fontes de coleta para adultos e idosos, essa forma de acesso à saúde se tornou acessível, permitindo que as mulheres almejem tratamentos regenerativos e terapia celulares para uma vida mais longa e com mais qualidade. Nesse texto, conheça alguns usos de células-tronco para a saúde da mulher.
Prevenção na vida das mulheres
O Ministério da Saúde aponta que as mulheres realizam cerca de seis vezes mais exames preventivos que os homens. Entre os exames mais recomendados e procurados pelas mulheres, estão o papanicolau, rastreamento do câncer de mama, desintrometria óssea, exames pré-gravidez e exames no pré-natal, de acordo com o site previva.
Tradicionalmente, os exames preventivos da mulher são mais comuns no campo da saúde reprodutiva. Entretanto, o Ministério da Saúde também comenta que a prevenção com a saúde da mulher vai mais além do que os exames, como por exemplo a atenção à vacinação.
“Há várias doenças que afligem o universo feminino que são prevenidas por meio das vacinas. Mais recentemente, podemos falar da vacina do HPV, que é uma vacina muito segura e que tem reduzido drasticamente assistência de câncer de colo do útero, entre outros tumores, mas principalmente do colo uterino” – Raquel Autran, médica ginecologista.
Cuidando do corpo
O site do Ministério da Saúde também destaca a importância de cuidar do corpo. Uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontou que 7,7% da população adulta brasileira foi diagnosticada com diabetes em 2018. As mulheres apresentam um maior percentual, de 8,1% contra 7,1% dos homens. Em relação à obesidade, as mulheres apresentaram 20,7% contra 18,7% dos homens.
A Dra. Raquel também comenta que é importante evitar hábitos danosos, uma vez que a prevenção é o melhor caminho para evitar doenças. Fazer atividades físicas por 30 minutos, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são algumas das recomendações da doutora. Raquel Autran, que também é responsável pela divisão de gestão do cuidado da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza, no Ceará, e vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, comenta ao blog do Ministério da Saúde:
“É importante se atentar para dieta e fazer sempre uma atividade física, isso começa na infância que isso é o que vai prevenir algumas doenças quando ela chegar em uma idade maior. Vale lembrar que as principais causas de mortalidade na mulher são as doenças cardiovasculares, e prevenção é praticar atividade física e fazer vistas ao profissional de saúde para avaliação”.
Células-tronco na saúde da mulher
Falando em prevenção, nada mais atual do que pensar na criopreservação de células-tronco. Essas células, capazes de gerar tecidos do corpo, como pele, músculos, cartilagem, ossos, neurônios, vasos sanguíneos, gordura, órgãos, e muitos outros tipos celulares, podem ser grandes aliadas à saúde da mulher. Desde tratamentos de doenças graves até para condições comuns da vida, as células-tronco se mostram como uma nova forma de promoção de saúde feminina.
Células-tronco para incontinência urinária
De acordo com a Revista Veja Saúde, a incontinência urinária é uma condição que afeta entre 15 e 35% das mulheres brasileiras, principalmente na faixa etária entre 45 e 65 anos. Entre as principais causas, o parto natural e o envelhecimento são fatores de risco para desenvolvimento da condição. Isso porque podem afetar nervos, músculos, vasos sanguíneos e o tecido conectivo do assoalho pélvico, responsáveis pela manutenção da continência urinária.
Outro problema bastante relacionado à incontinência é a diabetes gestacional, condição que favorece a atrofia dos músculos na região pélvica, dificultando sua contração. Foi pensando nisso que, em 2021, a Agência UNESP de Inovação publicou um novo desenvolvimento de pesquisadores da universidade. A tecnologia é um biomaterial de látex que é utilizado com células-tronco para prevenção de incontinência urinária. Ela é uma membrana que funciona como uma “rede” para segurar as células-tronco. Após ser inserida no paciente, a membrana de látex passa a liberar proteínas bioativas e, em conjunto com as células-tronco, passam a recuperar o tecido e sua funcionalidade.
Células-tronco para reconstrução de mama
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, de acordo com pesquisa da AIRC – Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (sigla em inglês) em 2020, e divulgação do INCA – Instituto Nacional de Câncer. A agência estima que, em 2020, houve aproximadamente 2,3 milhões de novos casos, representando 24,5% de todos casos de câncer em mulheres. Os números no Brasil acompanham o cenário mundial. O câncer de mama também é o câncer mais comum e também mais letal entre as mulheres, com exceção da região norte, onde o câncer de colo do útero apresenta mais mortalidade. O INCA diz que a incidência de câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade.
Em 2010, a Revista Veja relatou um caso surpreendente. Um cirurgião plástico japonês liderou um estudo que utilizou células-tronco da gordura de 20 mulheres que haviam retirado parte do seio por conta de um tumor. Um ano mais tarde, no Simpósio de Câncer de Mama em San Diego, nos EUA, o médico relatou que todas as vinte mulheres passavam bem, e os seios tinham sido reconstituídos sem uma gota sequer de silicone. E 79% delas ficaram satisfeitas com o resultado.
Regeneração de glândulas mamárias
O blog Tudo Sobre Células-tronco também divulgou esse caso. Pesquisadores suíços e japoneses utilizaram células-tronco da polpa dentária para induzir a regeneração de glândulas mamárias. Nesse caso foram usados modelos animais (ratos), e as células-tronco conseguiram com sucesso formar glândulas mamárias nos camundongos fêmeas. Como conclusão do estudo, os pesquisadores injetaram células-tronco epiteliais dentárias sozinhas, sem células epiteliais mamárias para auxiliar a regeneração, como no início da pesquisa. De acordo com os autores, a capacidade das células-tronco epiteliais dentárias de formar dutos mamários na ausência de células epiteliais mamárias é exclusiva deste tipo celular, uma vez que nenhum outro tipo de células epiteliais não-mamárias estudado até agora demonstrou este potencial.
Células-tronco para Mal de Alzheimer
O mal de Alzheimer é uma das demências mais comuns. A doença afeta diferentemente as mulheres, representando 2/3 dos casos das doenças, segundo Lisa Mosconi, diretora de um departamento da Universidade de Cornell, nos EUA, dedicado ao estudo do cérebro feminino. Segundo ela, é frequente assimilar essa disparidade entre homens e mulheres com a doença por conta da diferença de longevidade entre os sexos. Mesmo que o Alzheimer seja uma doença relacionada ao envelhecimento, Lisa acredita que há outros fatores envolvidos, como a menopausa e, consequentemente, alterações hormonais.
Sabe-se que as células-tronco possuem propriedades anti-inflamatórias. Essa característica pode ter bastante influência no tratamento do Alzheimer, uma vez que estudos sugerem que a doença está relacionada à inflamação dos neurônios, dificultando sua comunicação. Além disso, essa capacidade das células faz com que elas sejam naturalmente atraídas para locais inflamados. Dessa forma, elas podem também servir de veículos de transporte para medicamentos para o cérebro.
Células-tronco como mais uma ferramenta de prevenção!
Além dos pontos que falamos acima, as células-tronco podem desempenhar muitos outros papéis para a saúde da mulher e de toda família. A criopreservação permite o acesso à medicina regenerativa, a qual cada vez mais se apresenta como solução contra doenças ainda consideradas sem cura.
Um dos pontos mais importantes para entender a importância da criopreservação é o “fator idade” no armazenamento. O congelamento de células-tronco permite que a idade das células fique paralisada. Dessa forma, as células criopreservadas sempre terão a mesma idade – e todo potencial regenerativo – de quando você fez a coleta. Por isso, armazene sempre o quanto antes, e preserve essa parte tão valiosa para sua saúde.
Por hoje é só. Esperamos que tenha gostado. Continue lendo nosso blog para mais informações sobre saúde com células-tronco, ou preencha o formulário abaixo para receber novidades e mais materiais da R-Crio. Até um próximo texto!