O que são as doenças respiratórias?
As doenças respiratórias são condições que afetam o sistema respiratório. Normalmente, acontecem por infecções virais, bacterianas ou fúngicas.
O agente infeccioso afeta os órgãos envolvidos na respiração, como os pulmões, as vias aéreas superiores e inferiores, além dos músculos respiratórios.
Dessa forma, as doenças podem afetar a capacidade de respirar adequadamente. Como resultado, surgem sintomas como falta de ar, tosse, chiado no peito e produção excessiva de muco. Nas crianças, as contaminações são muito frequentes durante o primeiro ano de vida.
Por que as doenças respiratórias são mais comuns no inverno?
As doenças respiratórias, frequentemente, são mais disseminadas durante período frio. Por vezes, as condições climáticas como o ar seco e o gelado fragilizam e ressecam as mucosas das vias aéreas, ou seja, elas ficam mais vulneráveis para as infecções.
Além disso, o ar frio ainda pode irritar as vias respiratórias e levar à constrição dos brônquios. Portanto, há o risco aumentado de sintomas respiratórios.
Do mesmo modo, as aglomerações em lugares fechados durante o inverno, a falta de exposição a luz solar e a deficiência de vitamina D, favorecem baixas nas defesas do sistema imunológico.
Quais os tipos mais comuns de doenças respiratórias?
Os vírus, por exemplo, são os responsáveis por resfriados comuns, sinusites, bronquiolites, laringites. Já as bactérias provocam as infecções mais graves como as pneumonias. Desse modo, precisam de atenção especial. Frequentemente, os agentes mais comuns são o adenovírus e o rinovírus
Como prevenir as doenças respiratórias?
Cuidados simples evitam contaminações e agravamentos:
- Higienize frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool 70º (antisséptico e ação antibacteriana);
- Cubra a boca ao tossir ou espirrar. Use lenços de papel e higienize as mãos o mais rápido possível;
- Se estiver com sintomas gripais – febre, mal-estar, dor torácica e tosse, use máscara de proteção e evite lugares fechados.
- Evite contato com pessoas doentes;
- Mesmo durante o inverno, abra as janelas e deixe os ambientes ventilarem;
- Evite compartilhar objetos pessoais;
- Limpe a superfície dos objetos antes de usar, principalmente em locais públicos;
- Cuidado com a poluição e a fumaça do cigarro, elas irritam as vias respiratórias;
- Alimentação saudável e ingestão adequada de água;
- Vacine-se!
Para finalizar, vale lembrar que sintomas gripais prescientes devem ser relatos a um profissional de saúde.