Primeiramente, vamos entender por que a imunidade infantil no Brasil está deficiente e as crianças mais sujeitas ao contágio por vírus e bactérias. Uma das resposta está no confinamento provocado pela pandemia.
Essas crianças, principalmente as menores, que foram privadas da oportunidade de brincar ao ar livre, andar descalço e rolar na terra, são as que tiveram a imunidade mais fragilizada.
Nesse sentido, ao serem expostas, como voltar a frequentar a escola ou brincar com outras crianças, estão mais propensas a ficarem doentes. O sistema imunológico não está totalmente fortalecido.
Outra razão, ainda mais preocupante para a baixa na imunidade infantil, está na pouca adesão aos esquema vacinal contra doenças graves e altamente transmissíveis. Entre elas estão a poliomielite, o sarampo e a tuberculose. Segundo os especialistas, essa somatória deixa os pequenos mais vulneráveis.
Como melhorar a imunidade das crianças?
1- A primeira coisa a fazer, para garantir que o seu pequeno esteja mais protegido, é atualizar a carteirinha de vacinação. Os imunizantes são seguros e existem para proteger o organismo dos quadros mais graves de doenças que podem levar à morte.
2- Um dieta balanceada é essencial para que a criança se desenvolva com saúde. Ofereça alimentos variados; evite oferecer açúcar, principalmente para as menores de dois anos; incentive o consumo de água.
3 – Respeitar o ciclo do sono ajuda a fortalecer a imunidade infantil. Gastar energia com brincadeiras, atividades esportivas e os estudos, fará com que a criança durma melhor a noite.
4 – Os pequenos precisam ter atenção para as suas emoções e sentimentos. Fique atento ao comportamento. Caso perceba qualquer alteração, converse e, se necessários, busque ajuda de um profissional.
5 – Oriente para que a criança adquira hábitos de higiene e saúde desde bem pequena. Uma excelente forma de ensinar e ainda fortalecer o relacionamento é dar o exemplo. Lave as mão com ela; escove os dentes; peça ajuda para a organização dos brinquedos e outras atividades simples.
6 – Deixe que a criança se suje, sente no chão, ande com os pés descalços na grama. Além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, traz felicidade e sensação de liberdade.
7 – Para manter sua criança ainda mais protegida, faça consultas regulares ao pediatra e ao dentista. Os antibióticos só devem ser administrados com prescrição e orientação médica.