Com a chegada do inverno, as temperaturas ficam cada vez mais baixas e o tempo mais seco. Este clima favorece o surgimento de diversas doenças respiratórias como gripes, resfriados e alergias, além da rinite e sinusite. E principalmente as crianças são as que mais sofrem, não é? Por isso confira 5 dicas para proteger as crianças das doenças típicas de inverno:
1) Ambientes arejados e limpos
No inverno é natural as pessoas preferirem ambientes fechados. Porém, saiba que isso favorece a propagação das doenças respiratórias. Por isso é fundamental que os ambientes sejam sempre arejados. A circulação de ar diminui a quantidade de vírus e bactérias alojados no local.
Outro fator importante para proteger as crianças das doenças típicas de inverno é manter o ambiente limpo e livre de poeira. Principalmente objetos como bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetor de berço, almofadas entre outros, costumam acumular pó. Estes fatores são os principais causadores de crises alérgicas nos pequenos.
2) Umidifique o ar
Como nesta época o clima fica mais seco, deve-se umidificar os ambientes, principalmente nos locais nos quais as crianças passam mais tempo. O umidificador melhora a qualidade do ar e pode ajudar a amenizar irritações da pele e mucosas.
3) A ingestão de líquidos
Para proteger as crianças das doenças típicas de inverno não devemos reduzir a ingestão de líquidos! Os micro-organismos causadores das doenças respiratórias gostam de ambientes secos. Portanto, ofereça muito líquido para as crianças! Além disso, água é essencial para manter o organismo saudável e equilibrado.
Para mamães que ainda amamentam: lembrem-se de que o leite materno já possui água! Já para os maiorzinhos, o ideal é não beber durante as refeições. Veja quanto de água seu filho precisa:
4) Vacinação em dia
A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de proteger as crianças das doenças típicas de inverno. Enfatizamos que gripe e resfriado são doenças diferentes. Embora os sintomas sejam parecidos, na gripe eles são mais fortes e podem levar à pneumonia.
O objetivo da imunização é proteger os pequenos dos vírus que circulam principalmente nos ambientes fechados.
A vacinação contra a gripe é gratuita na rede pública para crianças a partir de 6 meses até os 5 anos. Para os pais que perderam a chance de vacinar os filhos, lembramos que eles podem recorrer às clínicas particulares.
5) Alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibradas e rica em alimentos frescos é muito importante no inverno. Eles são ricos em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico das crianças. Uma ótima opção são as sopas e cremes!
A vitamina A pode ser encontrada na cenoura e batata doce, por exemplo. Já a vitamina do complexo B está presente nos cereais. A vitamina C é encontrada em frutas cítricas. A vitamina D está nos ovos e peixes.
Pais que se preocupam com os filhos no inverno podem fazer mais pela saúde deles armazenando as células-tronco do dente de leite!
Você sabia que o dente de leite guarda células-tronco? Armazenar estas células é uma forma de investir na saúde e na qualidade de vida do seu filho enquanto ele ainda é criança. E isso é muito mais que um cuidado: é uma prova de amor e dedicação que vai guiá-lo por toda a vida e garantir um futuro melhor!