Antes de mais nada, vale ressaltar que incentivar a atividade física na infância, muito provavelmente, tonará o adulto mais ativo e, por consequência, com a saúde fortalecida.
Segundo os especialistas, a prática de atividade física nessa fase da vida, colabora para melhorar o perfil lipídico e metabólico da criança, fortalece o coração e previne contra a obesidade.
No entanto, existem muitos outros motivos para que as crianças sejam incentivadas a serem mais ativas. Listamos aqui 5 deles:
5 Motivos para Incentivar a Atividade Física na Infância
1 – A prática de esportes na infância tem grande importância para o melhor desenvolvimento neuromuscular, na formação do aparelho locomotor (ósseo e muscular), na interação social e até da autoestima.
2 – A autoestima é um conjunto de perspectivas que a pessoas desenvolve ao longo da vida sobre si e o ambiente em que está inserida.
Favorecer a interação social desde a infância contribuí para que esse desenvolvimento seja saudável.
Fazer parte de uma equipe ou grupo, gera a sensação de bem-estar e pertencimento. Pontos importantes para o fortalecimento da autoestima infantil.
3 – Reforça o sistema imunológico. O organismo de uma criança ativa está mais protegido contra doenças crônicas.
Por esse motivo, o exercício, quando realizado com frequência, vai proporcionar ao organismo o aumento dos linfócitos – células de defesa – responsáveis por combater tumores e infecções por vírus e bactérias.
4 – Previne a obesidade infantojuvenil, provocada pela má alimentação e o sedentarismo. A obesidade é um problema de saúde pública e atinge cada vez crianças.
Portanto, alimentação balanceada e a prática de esportes mantêm o desenvolvimento e o peso saudáveis.
5 – Estudos comprovam que a prática de atividade física na infância além de fortalecer o coração, colabora para a qualidade do sono dos pequenos.
Para finalizar, o levantamento apontou que as crianças que se movimentam durante o dia adormecem mais rápido e, também, dormem por mais tempo.