A saúde da pele na gestação é uma preocupação de muitas futuras mamães. Elas sabem que durante a gravidez uma série de mudanças acontecerão em seus corpos, o que inclui a pele. O maior órgão do corpo humano passa por grandes transformações quando a mulher espera um bebê, entre elas estão os temidos melasmas e as estrias. Por esse motivo, dar atenção especial à saúde da pele na gestação e saber como cuidar dela vai garantir mais autoestima e bem-estar.
Por que surgem as manchas escuras no rosto?
Essas manchas escuras se chamam melasmas. Aparecem principalmente na pele do rosto no período gestacional. Segundo os especialistas, o aumento dos hormônios estrogênio e progesterona estimulam a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele. A recomendação dos médicos é usar protetor solar diariamente, com fator de proteção alto (FPS 30 ou superior), mesmo em dias nublados. Além disso, evitar a exposição ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h). Os chapéus e roupas que protejam a pele são sempre bem-vindos quando a exposição solar é intensa e por um período mais longo.
Pele saudável na gestação e sem manchas
Se os melasmas aparecerem, consulte um dermatologista para ter orientação personalizada sobre a saúde da pele na gestação. O médico recomendará cremes tópicos à base de ácido azelaico, ácido kójico ou hidroquinona para clarear as manchas. Em alguns casos, o dermatologista até indica peelings químicos ou laser. Porém, tratamentos durante a gestação são avaliados com muita cautela.
Saúde da pele na gestação – como evitar as temidas estrias?
Toda mulher tem pavor só de ouvir sobre elas. As estrias são linhas finas que aparecem na pele quando ela se estica rapidamente, algo comum na gestação devido ao crescimento da barriga e dos seios. Elas acontecem porque as fibras elásticas da pele se rompem e criam as marcas. Para evitar estrias, mantenha a pele bem hidratada, use cremes e óleos específicos para gestantes. Semelhantemente, produtos com vitamina E e ácido hialurônico são especialmente eficazes para manter a saúde da pele na gestação. Além disso, beba bastante água para manter a pele hidratada de dentro para fora e mantenha uma alimentação equilibrada para evitar ganho de peso excessivo.
O que pode ajudar a tratar as estrias?
Caso as estrias já tenham aparecido, tratamentos como cremes com tretinoína ou ácido glicólico podem ajudar a melhorar a aparência das marcas. No entanto, esses tratamentos devem ser usados somente após a gestação, pois alguns ingredientes não são seguros durante a gravidez. Igualmente, procedimentos como microagulhamento e laser também devem ser considerados após o parto.
Faça o pré-natal e busque sempre a orientação de um médico
Sobretudo durante a gestação, conte com o acompanhamento de profissionais especializados para cuidar da saúde da pele. Os dermatologistas são os melhores para orientar sobre tratamentos de melasmas e estrias. Frequentemente recomendam os produtos e procedimentos mais seguros e eficazes para cada caso, sempre levando em consideração a saúde da mãe e do bebê. Em resumo, cuidar da saúde da pele na gestação requer atenção e cuidados específicos.