O Movimento Maio Amarelo, com a campanha “No trânsito, escolha a vida”, chama a atenção para o alto índice de vítimas fatais e feridos no trânsito. Nesse sentido, especialmente crianças de 0 a 14 anos. A iniciativa do Maio Amarelo é do Observatório Nacional de Segurança Viária, com apoio da ONU – Organização das Nações Unidas. O objetivo é discutir a segurança viária, bem como conscientizar a população sobre os riscos e responsabilidades individuais dos condutores.
Código Brasileiro de Trânsito
A recente alteração do Código Brasileiro de Trânsito reforça a importância do Maio Amarelo e do uso do bebê conforto, da cadeirinha, do assento de elevação e do cinto de segurança pelas crianças durante os deslocamentos. Então, a regra estabelece que os menores de até 10 anos de idade e menos de 1,45 de altura devem, obrigatoriamente, ser transportados no banco traseiro e usar os dispositivos de elevação de altura.
O ortopedista pediátrico David Nordon destaca a importância do Maio Amarelo e dos dispositivos de segurança para evitar mortes infantis. Ele afirma que as cadeirinhas são essenciais. “Qualquer decisão contrária à exigência está na contramão em preservar a vida e a segurança dos menores.” Igualmente, o médico ressalta a necessidade de verificar se os equipamentos têm selo do Inmetro, bem como seguir o manual de instruções para garantir que são apropriados à idade e ao tamanho da criança.
Maio Amarelo e a segurança das crianças
Segundo Nordon, os equipamentos de segurança reduzem em até 70% os riscos de morte em caso de acidente, desde que utilizados corretamente e bem instalados. Ele também enfatiza a importância de manter as portas do veículo travadas e os vidros sempre bem fechados. “O Maio Amarelo chama para a atenção no trânsito ao dirigir. Não adianta equipar o carro é pegar celular no volante, por exemplo.”
Nordon orienta o uso do bebê conforto para crianças de até um ano de idade e até 13 kg. A cadeirinha para os mais velhos, de 1 a 4 anos de idade. Já o assento de elevação para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura. E, por fim, banco traseiro com cinto de segurança para crianças com mais de sete anos e meio de idade até 10 anos que tenham atingido 1,45 m de altura. “O Maio Amarelo é essencial para garantir a segurança de todos nós”, finaliza o médico.