O Feng Shui é um prática chinesa milenar com mais de 3 mil anos. Essa antiga filosofia, funciona como uma acupuntura nos ambientes. Em outras palavras, harmoniza os espaços para promover equilíbrio, prosperidade e bem-estar entre as pessoas. A consultora especializada em Feng Shui Residencial e Comercial, Dani Feng Shui, que também é mestre em Oceanografia e discípula da Linhagem do Mestre Lin Yun, explica como essa técnica pode transformar os locais de trabalho e ajudar a conquistar mais sucesso nos negócios.
Prosperidade no trabalho e nos negócios
De acordo com Dani, o Feng Shui beneficia o ambiente de trabalho ao melhorar a prosperidade do negócio e aumentar a performance dos funcionários. Segundo ela, a prática fortalece a liderança dos chefes e traz harmonia nas relações entre colaboradores e clientes. As dinâmica atua diretamente na energia da área. Dessa forma, promove um ambiente favorável para o sucesso profissional e a prosperidade nas finanças.
“Para iniciar a aplicação do Feng Shui em um escritório, por exemplo, o primeiro passo é analisar a planta do local. Identificar as áreas de prosperidade, sucesso, trabalho e clientes. Com essas áreas mapeadas, é possível ativar e curar os problemas que afetam o negócio diretamente”, explica a especialista.
Como o ambiente interfere na produtividade segundo o Feng Shui?
Em seguida, Dani sugere avaliar o posicionamento das mesas, caixas e salas, considerando suas respectivas funções. Ainda avalia que a iluminação e a decoração dos espaços merecem atenção especial. “A disposição dos móveis no escritório interfere na energia e na produtividade. O posicionamento da mesa, por exemplo, interfere na performance do colaborador. A pessoa que trabalha de costas para a porta tende a se sentir mais insegura e improdutiva, enquanto alguém que olha para uma parede vazia tem pouca iniciativa ou criatividade. Trabalhar embaixo de uma viga ou próximo a um banheiro causa cansaço e desmotivação, e estar muito próximo a uma porta aumenta a suscetibilidade a demissões”, conta.
Os principais elementos do Feng Shui
Ao harmonizar um ambiente de trabalho, alguns dos principais elementos a serem considerados incluem a iluminação, bela entrada e recepção, e a fluidez das áreas internas, sem muitos obstáculos. Essas características criam um ambiente mais acolhedor e produtivo. Ou seja, segundo a filosofia chinesa, inspira sucesso e fechamentos de negócios
Dani ressalta que a área de trabalho harmonizada pelo Feng Shui torna-se mais agradável, produtiva, sem conflitos e com alto rendimento. Sendo assim, beneficia tanto o dono do estabelecimento quanto os seus colaboradores. Igualmente impacta positivamente o sucesso profissional e a prosperidade financeira, desde que elementos como o formato da casa e o posicionamento dos banheiros sejam devidamente considerados. “Manter banheiros limpos, cheirosos e com o vaso sanitário e a porta fechados é uma dica essencial para evitar perdas financeiras e atrair clientes”, orienta.
A conquista do sucesso pelo Feng Shui
Por último, a especialista revela um caso de sucesso em que a aplicação do Feng Shui transformou significativamente uma lavanderia. “Os pontos de água estavam em áreas regidas pelo elemento fogo, o que trouxe má fama e problemas judiciais. Após reorganizar os ambientes e equilibrar o excesso de água, como resultado, o negócio voltou a prosperar. Dani alerta sobre erros comuns ao aplicar Feng Shui por conta própria, como tratar a prática como simples decoração. “Elementos como sino dos ventos e dragões não são suficientes para harmonizar um ambiente. O Feng Shui requer cálculos matemáticos precisos e a aplicação de curas específicas, semelhantes às agulhas da acupuntura”, finaliza.