No Dia Internacional da Mulher, celebramos a força e a incrível jornada de cada uma delas. É um momento especial para lembrar as conquistas, superações e o papel fundamental que desempenham em todos os aspectos da vida. Além das justas e merecidas homenagens, usaremos a data para enfatizar a importância da saúde ginecológica. O sistema reprodutor feminino merece atenção regular para garantir o bem-estar e melhor qualidade de vida.
A importância dos preventivos
Segundo recomendações do Ministério da Saúde, é indicado que as mulheres, a partir dos 25 anos, façam o exame para rastreio do câncer do colo de útero, Papanicolau, a cada três anos. A orientação tem base em estudos científicos que demonstram que essa frequência é suficiente para detectar a doença ainda na fase inicial. Dessa forma, o tratamento é mais eficaz. Infelizmente, esse tipo de câncer é o segundo tipo mais comum entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de mama.
O principal vírus causador do câncer de colo do útero é o Papilomavírus Humano (HPV). É um vírus muito comum, que infecta, por exemplo, a pele e as mucosas genitais de homens e mulheres. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais cerca de 40 podem infectar a região genital. Desses, os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Para 2023, esperava-se um total de 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil. Em relação à mortalidade, dados de 2020 indicam que ocorreram 6.430 óbitos devido a essa condição. A faixa etária mais afetada está entre os 30 e 59 anos. Os números reforçam a importância da conscientização, prevenção e detecção precoce para combater essa doença e preservar a saúde feminina.
Quem pode ajudar?
O médico ginecologista poderá orientar para a frequência dos check-ups, bem como para o rastreio do câncer de mama e Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Essas últimas causam diversos sintomas, como, por exemplo, corrimento vaginal, dor ao urinar e sangramento anormal. Algumas ISTs, como a gonorreia e a sífilis, precisam ser tratadas a tempo, do contrário, tornam-se graves. Portanto, o diagnóstico precoce é um grande aliado. Nesse sentido, aumenta as chances de cura e previne complicações graves.
A prevenção é o melhor caminho:
- Use preservativos em todas as relações sexuais, assim, estará protegida das ISTs;
- Alimentação saudável reforça o sistema imunológico;
- Igualmente para a atividade física regular, que, ainda traz mais bem-estar físico e mental;
- O cigarro, por exemplo, é um dos inimigos da sua saúde;
- O peso saudável colabora para uma saúde mais plena;
- Visite o ginecologista regularmente;
Neste Dia Internacional da Mulher, parabenizamos todas as mulheres por sua força, conquistas e resiliência. Por outro lado, apoiamos e participamos da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas elas tenham acesso à saúde de qualidade, com respeito e dignidade. Lembre-se: Você não está sozinha. Cuide da sua saúde ginecológica e busque ajuda médica sempre que necessário.