A criopreservação é revolucionária, a técnica permite, por exemplo, guardar células-tronco para uso futuro. Nesse sentido, a capacidade de armazenar esse material biológico é a chave para tratamentos médicos inovadores. Assim também, a criopreservação muda o jogo na medicina regenerativa.
O que é a criopreservação?
Segundo os especialistas, criopreservar é congelar células, tecidos ou órgãos a temperaturas muito baixas, geralmente em nitrogênio líquido a -196°C. As células-tronco são especiais e têm a capacidade de se transformar em diferentes tipos de células no corpo. Elas ficam armazenadas por longos períodos sem perder a viabilidade, ou seja, a criopreservação mantém as células-tronco “adormecidas” e prontas para uso.
Por que criopreservar células-tronco?
As células-tronco estão revolucionando a medicina. Elas são testadas em laboratórios e em ensaios clínicos, por exemplo, para tratar uma ampla gama de doenças, desde condições cardíacas e neurológicas até lesões de medula espinhal e diabetes.
Criopreservar as células-tronco é um investimento para o futuro da saúde e do bem-estar. As células-tronco prontas para uso em caso de doença ou lesão, são empregadas no tratamento, reduzindo o risco de rejeição e eliminando a necessidade da procura por um doador compatível.
Como funciona a criopreservação?
O processo de criopreservação de células-tronco envolve várias etapas:
A coleta acontece a partir de células-tronco de fontes como a medula óssea, o sangue do cordão umbilical, tecido adiposo ou dentes. No caso do dente de leite, as células são super jovens e com alto potencial
O processamento acontece após rígido controle de qualidade
O congelamento é em temperaturas extremamente baixas, impedindo que as células se deteriorem
Ficam armazenadas em tanques de nitrogênio líquido em instalações especializadas
As células-tronco estão descongeladas para tratamento médico a qualquer momento
Empresas especializadas oferecem serviços de criopreservação. As células-tronco ficam armazenar para uso médico. A R-Crio, por exemplo, tem profissionais credenciados e altamente treinados para a coleta. A empresa é pioneira no setor e tem no corpo profissional cientistas renomados.
Como acessar os serviços de criopreservação?
Criopreservar células-tronco é uma opção para toda a família. Muitas pessoas optam por guardar as células-tronco de seus filhos no momento do nascimento, o que garante um recurso valioso para toda a vida.
Em resumo, a criopreservação é vital na medicina regenerativa. Nesse sentido, é a possibilidade de armazenar medicamento biológico para tratamentos mais eficazes e personalizados. Considerar a criopreservação de células-tronco é um investimento não apenas na própria saúde, mas também no potencial de um futuro mais saudável para todos.