Já falamos muito aqui em nosso blog sobre os tratamentos com células-tronco para doenças graves, como a diabetes, cânceres, doenças neurodegenerativas, entre muitas outras. Nesse sentido, por muito tempo, nosso discurso era de “armazenar células-tronco para utilizar quando necessário, e se necessário for”. Mas já sabemos que as terapias com células-tronco estão muito além dessas doenças graves. Hoje as aplicações de células-tronco já estão sendo utilizadas para tratamentos de condições comuns da vida adulta (veja formas de uso das células-tronco na saúde). Por isso, muito provavelmente, todos com células-tronco armazenadas vão utilizar as células em algum momento da vida, seja em tratamentos complexos ou tratamentos mais simples. Veja hoje sobre o uso de células-tronco no tratamento da calvície, uma condição que afeta 42 milhões de brasileiros.
Calvície no Brasil
Segundo a Sociedade Brasileira de Cabelo, a calvície afeta 42 milhões de brasileiros. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por sua vez, já aponta que pessoas com idade entre 20 e 25 anos, e metade dos homens com até 50 anos, estão sofrendo com a calvície.
A dermatologista e tricologista, Thalita Carlesso, comentou em entrevista ao JM Online que o principal motivo da calvície é a genética. Também existem casos da calvície por disfunção hormonal, deficiência nutricional, e uma doença inflamatória crônica chamada líquen plano, que também pode desencadear a calvície.
Soluções atuais no tratamento da calvície
Por ser uma condição bastante incidente no Brasil e no mundo, existem muitos tratamentos para a calvície. O principal tratamento para a calvície é o uso de remédios específicos. Segundo o site Tua Saúde, o principal deles é o Finasterida, um comprimido que impede a formação de um hormônio que dificulta o crescimento do cabelo. Cremes também são utilizados, tanto na calvície masculina quanto feminina. Esses cremes promovem o crescimento dos fios de cabelo. São exemplos os produtos Minoxidil, Ditranol e Pomadas Corticoides.
Por fim, caso ainda as duas soluções acima não funcionem, existe a possibilidade de tratar com laser e eletroestimulação. Esse procedimento tem como objetivo estimular o crescimento de células capilares, favorecendo também o crescimento de fios. O procedimento também promove a dilatação de vasos sanguíneos que transportam nutrientes e oxigênios para os fios de cabelo. Isso faz com que o cabelo fique mais forte e nutrido, prevenindo a queda.
Quando nenhuma das opções funcionar, existe também a possibilidade do transplante capilar. Esse procedimento pode custar até 30 mil reais. Ele consiste em retirar uma pequena porção de couro cabeludo com cabelo para depois dividir a amostra até obter fios individuais. Depois são colocados nos locais sem cabelo para promover o crescimento de novos fios. A solução mais barata, e menos duradoura, é o uso de perucas. Entretanto, apesar de ajudar bastante na autoestima, essa solução não deve ser considerada um tratamento.
Células-tronco no tratamento da calvície
Células-tronco são células indiferenciadas, capazes de formar outras células do corpo humano. Nesse sentido, cientistas buscam formar novas células de folículos capilares utilizando células-tronco. Pesquisadores do Sanford-Burnham Medical Research Institute, na Califórnia, EUA, liderados pelo Prof. Dr. Alexey Terskikh, conseguiu fazer crescer cabelos de aparência natural em estudos com camundongos imunodeficientes. Os pesquisadores obtiveram células da papíla dérmica do folículo piloso a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC). Essas células são responsáveis por controlar o crescimento do cabelo, incluindo a espessura, comprimento e ciclo de crescimento. O Prof. Alexey é cofundador da startup Stemson Therapeutics, focada em terapia regenerativa com células-tronco para crescimento de cabelo.
Na última semana vimos o caso da influencer de TikTok, Tassica Brown, da Louisiana, EUA, que sofreu uma reação alérgica utilizando uma tintura de cabelo, causando queda e dano no couro cabeludo. Tassana agora passa por terapia celular utilizando Plasma Rico em Plaquetas (PRP) e Terapia Celular com Células-tronco. A clínica responsável pelo procedimento, L.A. Fue Hair Clinic, explica que sua técnica é chamada de Aminiox. Ela consiste em usar o PRP, ou seja, o próprio sangue do paciente centrifugado, e tecido amniótico, material rico em citocinas e outros fatores de crescimento que promovem a regeneração (Leia sobre Medicina Regenerativa). O serviço custa $4,500 USD uma sessão.
Novas possibilidades de acesso a tratamentos por meio das células-tronco.
Como falamos no início do texto, as terapias com células-tronco já estão além das doenças graves e menos incidentes. Condições comuns da vida, como fraturas, queimaduras, desgastes de cartilagem, incontinência urinária, impotência sexual e calvície, por exemplo, também já estão sujeitas ao tratamento com células-tronco.
Lembramos você da importância de coletar células-tronco o quanto antes. Adultos, crianças, jovens e idosos já podem coletar células-tronco por meio de diferentes fontes. Quando congeladas, a idade das células-tronco é paralisada, permitindo que você tenha um “pedacinho do seu corpo” jovem e saudável congelado para ser utilizado quando precisar!
Além do uso de células-tronco para alguma condição latente em sua vida, o armazenamento também abre portas para diversas outras possibilidades da medicina. Por esse motivo, pense em armazenar como forma de planejar seus próximos anos, garantindo a matéria-prima para tratamentos inovadores na saúde.
Continue lendo alguns de nossos textos de blog para mais informações! Até um próximo texto!