O nosso corpo possui um ‘relógio biológico’ que comanda hábitos da nossa rotina, fazendo com que ciclos se repitam, como, por exemplo, o sono, a prática de exercícios físicos e a nossa rotina alimentar. Vem com a gente nesse texto para entender sobre nosso relógio biológico e a influência dele em nosso dia a dia.
O que é relógio biológico?
Chamado também de crononutrição, o termo se refere ao ritmo de funcionamento do corpo humano ao longo do dia, já que é necessário suprir as necessidades do organismo de diferentes maneiras na rotina. O relógio biológico é responsável por determinar os ritmos das funções básicas do corpo, em relação ao comportamento correto do organismo.
Como a alimentação está relacionada com o relógio biológico?
A alimentação é parte indispensável de um modelo de vida saudável, entender quais as particularidades de cada organismo é necessário para saber quando devemos nos alimentar e quais tipos de alimentos dão mais resultados positivos para o corpo humano.
Ter uma alimentação balanceada e que supra todas as necessidades ao longo do dia, é fundamental para que seu sono seja revigorante e seus órgãos, como intestino por exemplo, funcionem corretamente. Consumir alimentos que te dão energia na parte da noite podem atrapalhar o seu sono, assim como se alimentar de forma insuficiente pode trazer cansaço e desconcentração durante o dia.
Qual a importância da rotina alimentar?
É extremamente importante manter uma rotina de alimentação que traga disposição ao longo do dia a dia, com as rotinas diárias cada vez mais aceleradas, costumamos não dar a devida atenção para o que consumimos diariamente
Porém, para que você mantenha um estilo de vida saudável, é necessário adotar hábitos e adquirir os nutrientes necessários para que seu corpo funcione corretamente.
Um erro comum que cometemos por ter uma rotina muito corrida é o de pular refeições. Essa ação traz diversos malefícios porque os nutrientes que consumimos nos alimentos são perdidos ao longo do dia, ao cortar refeições você não consegue repor essas vitaminas, causando problemas no desenvolvimento do seu organismo.
Como é possível criar uma rotina alimentar?
Para criar uma rotina alimentar, é necessário consultar um profissional especializado, como nutricionistas, por exemplo. Algumas dicas que podem te ajudar:
- fazer todas as refeições no mesmo horário;
- não pular o café da manhã;
- possuir equilíbrio nos pratos montados (não consumir somente os mesmos alimentos, variar nos legumes e verduras, nas proteínas e carboidratos);
- escolher alimentos naturais ao invés de ultraprocessados;
- beber bastante água (de 2L a 2,5L, de acordo com a sua altura e peso);
- comer de forma consciente, sem que tenha muitas distrações externas (celulares, televisões);
- evitar açúcar e gorduras, assim como excesso de bebidas alcoólicas;
Você pode ter mais dicas aqui no blog da R-Crio ou também no blog UpCuesta, parceiros editoriais da R-Crio. Acesse o blog deles para ler mais sobre nutrição e bons hábitos! Recomendamos fortemente! 😉
Por: Julia Pereira Cruz – Jornal Júnior – Unesp/Bauru