A coleta de células-tronco do dente de leite pode ser uma segurança extra para a saúde do seu filho. Na verdade, guardar esse tipo de célula é bem parecido com a ideia de um seguro de carro: esperamos nunca precisar, mas em caso de necessidade temos uma carta na manga. Mas como os dentinhos de leite não duram toda a vida, é preciso preservar esse tesouro antes de perdê-los. Neste texto, explicamos detalhadamente como funciona a coleta de células-tronco do dente de leite aqui na R•Crio.
A coleta de células-tronco do dente de leite na R•Crio em 5 passos
Para facilitar a explicação de como funciona o processo de coleta aqui na R•Crio, o separamos em 5 etapas, ok? Veja os detalhes de cada uma delas abaixo:
1) A hora de armazenar
Para que seja possível manter a qualidade das células-tronco, os dentinhos precisam ser coletados antes de caírem. Ou seja, a fase das janelinhas, por volta dos 6 anos, é o período ideal para a coleta.
No entanto, indicamos a contratação de um plano de armazenamento antes mesmo da troca de dentição. Afinal, tudo que é planejado funciona melhor, não é mesmo? Além disso, esse investimento fica ainda mais acessível! No final deste texto, você pode preencher um formulário demonstrando seu interesse e em breve a equipe da R•Crio entrará em contato com você.
2) A consulta e os preparativos antes da coleta
Depois de fechar o plano de armazenamento, a R•Crio indicará o consultório do dentista credenciado mais próximo de onde sua família mora. Antes do grande dia da coleta, esse profissional especializado fará uma consulta de pré-exodontia com seu filho.
É nesse dia que ele analisará qual é o dentinho de leite mais adequado para a coleta. Algumas condições, como o dente ainda ter 1/3 da raiz, garantindo que ele seja irrigado e nutrido, são decisivas para a escolha do dentista. Além disso, o profissional também solicitará um exame de sangue (sorológico) de acordo com a exigência da Anvisa.
3) O dia da coleta
O dia da coleta é um momento importante para os papais e para os pequenos. De um lado, o cuidado dos pais é materializado. De outro, há a percepção de crescimento que a criança tem com a troca de dentição. É por isso que a R•Crio faz questão de fazer do dia da coleta de células-tronco do dente de leite um grande dia!
O dentista credenciado fará a coleta do dentinho de leite pré-selecionado com atenção e cuidado. Fique tranquilo, pois este é um procedimento seguro, rápido e minimamente invasivo.
Após a extração do dentinho, a criança recebe uma surpresinha. Nossa ideia é estimular a imagem positiva que os pequenos têm das visitas ao dentista.
4) O caminho do dentinho até a R•Crio
Assim que o dentista faz a coleta, ele guarda o dentinho em um recipiente esterilizado e enviado especialmente para o processo daquela criança. Além de identificado com os dados do paciente, esse tubinho contém uma solução com antibiótico e nutrientes necessários para manter a qualidade das células.
Depois disso, o profissional insere o recipiente em nosso Kit de Coleta, preparado especificamente para a ocasião. O Kit de Coleta é super importante para manter a temperatura do dentinho preservada. O Kit de Coleta é retirado pela logística da R-Crio, e entregue no laboratório com toda segurança!
Dentro de, no máximo, 48 horas o dentinho do seu filho está em nossas mãos! E você vai poder acompanhar por e-mail e Portal do Cliente o andamento do processo laboratorial, desde a chegada do dente na R-Crio, até a criopreservação final. 🙂
5) O que acontece com o dentinho no laboratório
Quando o dentinho de leite chega aqui na R•Crio é que começa todo o processo. Primeiro as células-tronco, que antes estavam na polpa dental, são isoladas. Depois elas são multiplicadas em laboratório por cerca de 90 dias e passam por uma série de testes de qualidade.
Só então as células em boas condições são levadas a uma câmara especializada, com temperaturas baixíssimas, para serem armazenadas. Ali elas ficarão guardadas com todo nosso cuidado e carinho até o dia em que você as solicitar e quantas vezes forem necessárias.
Por fim, a mamãe e o papai recebem um Certificado de Criopreservação, que está documentando quantas células-tronco da criança foram guardadas.
Conte com a R•Crio para guardar esse tesouro!
Preencha o formulário abaixo para demonstrar seu interesse em fazer a coleta de células-tronco do dente de leite do seu filho.