Os dentes de leite fazem parte de um dos momentos mais mágicos da infância das crianças. A tradição de guardar o dente embaixo do travesseiro em troca de uma moedinha da Fada do Dente é muito aguardada pelas crianças que se esforçam para amolecer o dentinho o quanto antes. No texto de hoje vamos falar sobre a troca de dentição das crianças, com quantos anos cai o dente de leite, em média. Também vamos ver algumas dicas para tirar o dente de leite em casa e vamos apresentar algumas ideias para tornar esse momento da infância dos pequenos mais divertido ainda. Vamos lá?
Quando cai o dente de leite?
Em média, os dentes de leite começam a cair por volta dos 5 ou 6 anos de idade. Isso varia de acordo com a pessoa. Nessa idade são os dentes da frente, chamados de incisivos superiores e inferiores, que caem primeiro. Depois disso, é comum que haja um intervalo na troca dos dentes, o que chamamos de “Janela de Troca”. Por volta dos 9 anos os dentes pré-molares e molares começam a amolecer. A troca de dentição das crianças pode chegar até os 12 anos de idade, mais ou menos.
E por que os dentes caem?
A troca de dentição é um processo natural, chamado de exfoliação. Acima do dente de leite estão sendo formados os dentes permanentes. Nesse processo, o permanente absorve a raiz do dente de leite, fazendo com que ele fique mole até cair naturalmente.
Cuidados ao tirar o dente de leite em casa.
A gente sabe que a criançada fica ansiosa quando os dentinhos começam a ficar moles. Em muitos casos, elas forçam o dente com a língua para cair naturalmente em casa. Em outras situações, os papais e mamães dão uma ajudazinha para tirar o dente do filhote, porém isso deve ser feito com bastante cuidado.
Entre os cuidados para tirar o dente de leite em casa estão: limpar bem as mãos, usar gaze ou algodão, a criança fazer bochecho com enxaguante bucal, não ter pressa, não assustar o pequeno e tomar cuidados com a alimentação após tirar o dente. Leia os detalhes nesse texto do blog.
Mas a dica de ouro é: confie no odontopediatra do seu filho. O dentista é responsável por avaliar a dentição e ele sabe a hora certa que os dentinhos devem cair. Como falamos em outros textos, se o dente de leite cair muito precocemente, fazendo que fique um espaço na boca por muito tempo, é possível que os dentes adjacentes se aproximem. Isso fará com que não haja espaço para o dente permanente nascer, atrapalhando a dentição da criança.
Como guardar o dente de leite em casa?
É importante cada família se planejar para guardar um dentinho de leite em laboratório, a fim de preservar as células-tronco nele. As células-tronco podem ser congeladas por toda a vida das crianças, permitindo que elas cresçam com uma “peça de reposição” natural para o corpo e as células dela por toda a vida. Mas, e os outros 19 dentinhos de leite?
Falamos anteriormente que o momento da queda dos dentinhos é super especial para as crianças, mas esse momento também é super mágico para os papais e mamães também! É bastante comum que a família se empenhe para tornar esse momento mágico, além de guardarem de recordação os dentinhos de leite. Veja algumas ideias que pegamos na internet sobre como guardar o dente de leite.
Estojo e Álbum de Dente de Leite.
Esse estojo está ficando cada vez mais comum entre as famílias e dentistas. De forma diferente, ele permite que a criança guarde os dentinhos de leite na ordem que foram perdidos e nas mesmas posições originais deles. No lado direito do álbum também é possível registrar a data que cada dentinho caiu.
Pingente de Dente de Leite.
Existem diferentes tipos e modelos de pingentes de dente de leite. Diversas marcas de joias e semi-joias fazem o pingente personalizado para cada mamãe e papai. Existem pulseiras com os dentinhos de leite, modelos de pingentes da fada do dente carregando o dente de leite, e até o dente eternizado dentro de um cubo de resina.
Moeda da Fada do Dente.
Uma boa ideia para divertir as crianças é comprar uma moeda especial da Fada do Dente. Diversas lojas oferecem essa moeda, e é super fácil de encontrar na internet. Nesse sentido, a família acaba se divertindo quando um dentinho de leite cai, podendo fazer uma caçada ao tesouro com pistas, como muita gente faz durante a Páscoa. Só tenha cuidado ao entregar a moeda para seu filho se ele for muito pequeno.
Dentinho de leite para mais saúde!
Os dentes de leite possuem um tesouro precioso dentro dele: células-tronco! Essas células são como “curingas”, e podem se transformar em muitas outras células do organismo. Por isso, toda vez que um dente de leite cai, essas células são perdidas e jogadas fora. Nesse sentido, as famílias devem se programar para ir ao dentista e coletar um dentinho de leite para guardar as células-tronco dentro deles. Veja aqui como fazer isso.
Mas atenção! Os dentinhos de leite que caíram em casa, ou que estão guardados, não podem ser coletados para congelar as células-tronco. Esses dentinhos já tiveram contato com o ambiente, e, como estão fora da boquinha da criança, as células-tronco já não estão vivas. Por isso é importante se planejar e falar com a R-Crio para encontrarmos um dentista para fazer a coleta para você.
Leia outros textos de blog e conheça mais sobre os dentinhos de leite e os segredos escondidos dentro deles para mais saúde das crianças!
Até um próximo texto!