Avanços e descobertas da medicina personalizada
Como o próprio nome indica, a medicina personalizada é a atuação da medicina com um olhar único para cada pessoa. Diversos estudos são feitos neste campo e, cada vez mais, nos vemos próximos de tratamentos para os mais variados tipos de doenças.
Através da análise genômica, por exemplo, oferecemos um olhar mais amplo para a saúde de crianças e adultos, desvendando predisposições genéticas que impactam diretamente na qualidade de vida de cada um.
Análise Genômica: o “ponto alto” da medicina personalizada
A predisposição genética determina os riscos e as probabilidades de uma pessoa desenvolver certos tipos de problemas de saúde. Por meio da análise genômica, é possível moldar o estilo de vida de forma específica para cada membro da família.
Cada organismo possui um perfil genético específico. Ao tomar um medicamento, por exemplo, cada um é capaz de metabolizar em velocidades diferentes. Isso pode fazer com o que a dosagem do medicamento interfira na sua eficácia. A dosagem errada, inclusive, pode até tornar um remédio nocivo (tóxico) à nossa saúde.
Além disso, a análise genômica se torna muito eficaz na prática de esportes, já que pode determinar e ajudar a desenvolver algumas habilidades atléticas naturais. A partir dela é possível identificar a sensibilidade do organismo à insulina, por exemplo, e identificar a predisposição a inflamações em ligamentos, a capacidade cardíaca e pulmonar e a resposta do colesterol DHL à pratica de exercícios envolvidos.
A prática de esportes adequada pode ser somada a uma alimentação saudável, também desenvolvida a partir do conhecimento do perfil genético. Com base na análise genômica, é possível identificar a dificuldade de absorção de vitaminas, por exemplo. Dessa forma, podem ser evitados problemas como vasculares e anemias, além de informar sobre valores de triglicerídeos, colesterol e glicemia.
Entendendo a Análise Genômica
O genoma consiste em toda a informação hereditária que está codificada no DNA de um organismo. A Genômica é o estudo do genoma e pode, através dele, determinar uma sequência inteira do DNA de um indivíduo.
A partir desse exame, é possível identificar as predisposições do organismo de cada pessoa, influenciando diretamente o padrão de vida saudável. Com isso, a análise genômica é considerada o ápice da medicina personalizada. Um exemplo disso é a possibilidade de dar início a tratamentos específicos para cada membro de sua família de forma única.
A análise genômica ajuda, além de tudo, na adequação a um estilo de vida mais saudável e de qualidade, o que pode evitar doenças às quais o organismo do seu filho já apresenta uma predisposição genética.
A segurança pode ser garantida para toda a família
Com as incríveis possibilidades que a análise genômica traz, é possível desenvolvermos de forma específica o melhor para que sua família tenha maior qualidade de vida. Com a identificação de predisposições genéticas, existe a possibilidade de evitar os problemas de saúde mais comuns que identificamos hoje em nossa sociedade, como a obesidade e problemas de colesterol, por exemplo. Dessa forma, é possível adotar hábitos que garantem um estilo de vida mais saudável e com isso, o bem estar de toda a família.
Saiba mais em: www.r-crio.com/analise-genomica