A obsessão por padrões estéticos cresce de forma preocupante, especialmente no que diz respeito à estética dental. Uma nova “mania” é a brancorexia. O que significa isso? É a busca incessante por dentes extremamente brancos. Segundo os especialistas, as redes sociais e os padrões de beleza irreais, muitas vezes, impulsionam o comportamento.
Os perigos da brancorexia e o impacto no esmalte dental
De acordo com o dentista Pedro Ribeiro Cunha Sales, da Odonto Guará, essa busca descontrolada por dentes perfeitos pode trazer sérios riscos à saúde bucal. Segundo explica, o uso indiscriminado de clareadores dentais, sem supervisão profissional, pode, como resultado, provocar problemas graves. Por vezes, sensibilidade extrema e até desgaste irreversível do esmalte dental.
“As redes sociais, como Instagram e TikTok, por exemplo, impulsionam a brancorexia. Frequentemente, mostram imagens retocadas e filtradas, o que impõe padrões estéticos inalcançáveis. Nesse sentido, muitas pessoas sentem insatisfação com sua própria aparência, inclusive com a cor dos dentes. Frequentemente, incentiva o uso exagerado de clareadores,” comenta Sales.
Brancorexia e a busca constante por dentes perfeitos
A brancorexia já é uma preocupação entre profissionais de odontologia, que observam um aumento no uso abusivo de produtos clareadores. Sales alerta que, os pacientes que não atingem as expectativas irreais, buscam soluções cada vez mais agressivas, aumentando os riscos à saúde bucal. Da mesma forma, também destaca que a comparação constante com sorrisos perfeitos de influenciadores digitais e celebridades é um dos principais gatilhos para esse comportamento. “A insatisfação se alimenta da comparação constante com os outros, e isso se transforma em um ciclo vicioso,” analisa o especialista.
Dentes brancos de maneira segura
Para aqueles que desejam clarear os dentes de forma saudável, Sales reforça a importância de uma abordagem individualizada e consciência para não cair na brancorexia. Sugere sempre acompanhamento profissional. “Não existe uma fórmula mágica que funcione para todos. Cada paciente possui particularidades que devem ser avaliadas por um dentista. O profissional indicará o tratamento mais adequado de acordo com a saúde bucal e as expectativas do paciente,” explica.
A saúde da boca vem antes da estética
Em resumo, a brancorexia vem com a ascensão do culto ao sorriso perfeito nas redes sociais, Sales enfatiza que a saúde bucal deve sempre ser a prioridade. “Um sorriso bonito começa com uma boca saudável. Dessa forma, focar apenas na estética, sem considerar os impactos à saúde, pode resultar em consequências sérias e irreversíveis. A busca pela estética precisa ser equilibrada com cuidados conscientes e responsáveis,” conclui o dentista.