O Agosto Dourado é uma campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A ação é mundial e destaca, principalmente, os benefícios da prática tanto para os bebês quanto para as mães. Durante o Agosto Dourado, acontecem diversas atividades e ações educativas para incentivar, apoiar e informar a sociedade, as mulheres e suas famílias sobre os benefícios do aleitamento materno.
Nutrição e saúde para o bebê
O objetivo do Agosto Dourado é reforçar os inúmeros e fundamentais benefícios da amamentação para o crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança. Nos seis primeiros meses de vida, o bebê tem nutrição completa só com o leite da mãe. Ele é fonte de nutrientes em porções adequadas para atender às necessidades específicas da criança em cada fase desse período.
Por exemplo, o leite materno contém proteínas de fácil digestão, gorduras essenciais para o desenvolvimento cerebral, carboidratos de fácil absorção e uma variedade de vitaminas e minerais que são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico e para o crescimento ósseo. Além disso, é rico em anticorpos e células imunológicas que protegem o bebê contra infecções e doenças. Portanto, mamar no peito fortalece o sistema imunológico ainda em formação. Nesse sentido, o bebê está menos suscetível a infecções respiratórias, gastrointestinais e outras doenças comuns da infância.
Conexão emocional entre mamãe e bebê
Além de nutrir o bebê com o que ele precisa para crescer saudável, amamentar fortalece o vínculo emocional entre mãe e filho. No contato tão íntimo e intenso da amamentação, a criança tem conforto, segurança, acolhimento e calor emocional. Quando está no seio da mãe, acontecem uma série de interações e reações hormonais que fortalecem os laços afetivos dos dois lados.
A mãe libera hormônios como a ocitocina, o “hormônio do amor” ou “hormônio do apego”. A substância traz a sensação de relaxamento e bem-estar. O contato pele a pele estimula os sentidos da criança, cria uma associação positiva e reconfortante. Além disso, o cheiro da mãe e o som da sua voz também fortalecem o vínculo emocional. A troca de olhares, sorrisos e carinhos na hora de mamar estreitam a comunicação entre eles. Uma conexão profunda e inigualável.
Os benefícios de amamentar para a mulher
O Agosto Dourado também reforça que amamentar traz uma série de benefícios valiosos para a mulher. Em primeiro lugar, a amamentação colabora na recuperação pós-parto. A liberação de ocitocina estimula contrações uterinas para o útero voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente. Esse fenômeno reduz o risco de hemorragia. Segundo estudos, as mulheres que amamentam têm menor probabilidade de desenvolver câncer de mama e ovário, bem como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
A amamentação contribui para o controle de peso, já que requer um gasto calórico extra na produção de leite, auxiliando na perda do peso ganho durante a gravidez. Além dos benefícios físicos, amamentar oferece vantagens emocionais. A liberação de hormônios, como a ocitocina, durante a amamentação, promove sentimentos de relaxamento, bem-estar e conexão emocional com a criança. Esses hormônios reduzem o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de calma e satisfação para a mãe.
Em resumo, amamentar além de ser uma fonte de nutrição completa para o bebê, é uma experiência íntima de conexão emocional. Nutre o corpo e a alma, além de fortalecer os laço afetivos entre mãe e filho. É um momento único e precioso!