Por que o diagnóstico precoce é necessário para o câncer de próstata?
Como identificar os sintomas e alterações
Na fase inicial, o câncer de próstata é silencioso, ou seja, apresenta poucos ou nenhum sintoma. Quando em estágio mais avançado, os sintomas podem incluir dificuldades para urinar, aumento na frequência urinária, especialmente à noite, e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. “Contudo, essas alterações podem ocorrer também em condições benignas, o que reforça a importância de exames regulares e preventivos”, avalia Bechara.
Quais exames ajudam a detectar o câncer de próstata?
Segundo o médico, os exames indicados para a detecção da doença incluem o PSA (antígeno prostático específico), um exame de sangue que mede os níveis dessa proteína produzida pela próstata, e o toque retal, que permite avaliar o tamanho e a textura da próstata. “Portanto, recomendam-se ultrassonografia transretal e biópsia em casos de suspeita”, orienta Bechara.
Sobre o Dr. Marcelo Bechara
Dr. Marcelo Bechara atua na área de Medicina Integrativa. Com mais de 16 anos de experiência, está comprometido com o bem-estar e qualidade de vida de seus pacientes. Sendo assim, além dos tratamentos tradicionais, tem abordagens que previne e cuida da saúde como um todo.