6 curiosidades do dente de leite que você nunca imaginou!

Para os papais, não tem nada mais gratificante do que ver o sorriso no rosto dos filhos! Conheça 6 curiosidades do dente de leite que você nunca imaginou!

1) O nome

Você sabia que os dentes de leite na verdade são chamados de dentes decíduos? Eles ganharam o apelido de dente de leite por serem mais branquinhos do que os dentes permanentes.

2) Quando começa a nascer o dente de leite?

O dente de leite começa a nascer por volta dos 6 meses de vida. Este pode ser um momento de grande desconforto para o bebê! Por isso, além de muito amor e carinho, os papais podem usar mordedores e fazer massagens com o dedo para aliviar o incômodo dos pequenos.

3) A função do dente de leite

O dente de leite é muito importante para o desenvolvimento da criança. Eles são responsáveis pela mastigação dos alimentos, facilitando a digestão. O dente de leite auxilia no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, assim como na pronúncia correta das palavras. Ele também guarda o espaço para que o dente permanente nasça na posição correta.

4) Por que o dente de leite cai?

É por volta dos 6 anos que os dentes de leite começam a cair. O que faz o dente de leite cair é a pressão exercida pelo seu sucessor: o dente permanente. Este é um processo natural, onde o dente permanente estimula a reabsorção da raiz do dente de leite até que ele caia.

5) Cuidados com o dente de leite

Assim como acontece com os dentes permanentes, temos que cuidar dos dentes de leite! É fundamental que os pais estimulem desde cedo a higiene bucal para que os dentes cresçam fortes, saudáveis e livres de cáries.

6) Células-tronco do dente de leite: o tesouro escondido!

Ao todo, as crianças possuem 20 dentes de leite, e cada um deles guarda um tesouro precioso: células-tronco. Estas células especiais são capazes de, em condições adequadas, se multiplicar e se transformar em outros tipos de células, cumprindo as mesmas funções delas.

Todos os dias, estudos revelam novas possibilidades do uso destas células. As células-tronco do dente de leite são a chave da medicina regenerativa e estão se mostrando eficazes em tratamentos como de esclerose múltipla, artrite reumatoide, queimaduras de pele, diabetes, cegueira etc.

Estas descobertas estão trazendo grandes esperanças de um futuro melhor para a qualidade de vida e saúde das novas gerações. Com um único dentinho você protege seu filho por toda a vida!

Se o seu filho está na fase de troca de dentes, o momento é agora!

Quando o dente de leite cai, as células-tronco são perdidas. Por isso, para armazenar as células-tronco do dente de leite, a coleta do dentinho deve ser feita em um dentista credenciado. O dentinho é então enviado a R•Crio para ser cuidado com todo o carinho e dedicação que uma vida merece!

Deixe um comentário

Scroll to Top