Cuidar do coração nunca foi tão importante: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares foram as principais causas de óbito no Brasil nos últimos 10 anos. Apenas em 2015 foram 345.111 mortes. As células-tronco podem ajudar a mudar este quadro.
Fatores de risco e prevenção
Dentre os principais fatores de risco para o coração estão a hipertensão, o colesterol alto, o tabagismo, o estresse, o sedentarismo e o diabetes. Você sabia que atitudes simples podem ajudar a evitar doenças cardiovasculares? Algumas delas são:
- Alimentação: Tenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos. Prefira peixes e carnes grelhadas. Uma alimentação rica reduz a taxa de colesterol. Contra a hipertensão arterial, evite bebidas alcoólicas.
- Exercícios físicos: Praticar atividade física reduz o nível de colesterol no sangue, contribui para o controle da pressão arterial e dos níveis de açúcar. Caminhar diariamente por 30 minutos é um bom começo!
- Menos estresse: Uma vida calma diminui o risco de infarto e reduz o colesterol. Por isso, respire fundo e encare a vida com bom humor.
- Não fume! O hábito de fumar prejudica não só o fumante como as pessoas que estão ao seu redor: a fumaça possui cerca de 7 mil elementos químicos.
Doenças Cardiovasculares: Tratamentos com células-tronco
Evitar é o melhor remédio. Mas é importante saber que o tratamento de doenças cardiovasculares com o uso de células-tronco está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade. Os estudos já estão em fase avançada e espera-se que em um futuro próximo possam ser aplicados em seres humanos.
A pesquisa é uma parceria entre a Universidade de Wisconsin-Madison, Universidade do Alabama e Universidade de Birmingham e Duke, nos Estados Unidos. De acordo com o Ph.D. Timothy J. Kamp, usar células-tronco para tratar doenças cardiovasculares é o Graal da medicina regenerativa.
Os cientistas já estão na última etapa antes do uso em pacientes humanos: estão testando e aperfeiçoando “remendos” do coração tridimensionais. Para os testes será usado o modelo de porco que é o mais próximo de um coração humano.
Esses “remendos” são tecidos desenvolvidos a partir de células-tronco. Eles poderão ser implantados para repor tecidos doentes ou danificados do coração e realizarão todas as funções de um músculo cardíaco normal.
Graças à tecnologia, tornou-se palpável o uso de células-tronco para desenvolver todos os tipos específicos de células que compõem o músculo cardíaco em laboratório. Os cientistas afirmam que um dos desafios da pesquisa é produzir células que batam no mesmo ritmo do coração do novo hospedeiro.
Já o armazenamento de células-tronco pode proporcionar que o tratamento seja personalizado para cada paciente, reduzindo o risco de rejeição pelo organismo.
Para saber mais sobre o estudo, acesse: https://news.wisc.edu/stem-cell-heart-patch-moves-closer-to-clinic/
A R•Crio tem um olhar para o futuro e por isso acredita que tomar medidas para melhorar a qualidade de vida das novas gerações é uma realidade que precisa ser começada agora. Armazene células-tronco e proporcione um futuro mais tranquilo para sua família e seus filhos! https://r-crio.com/planos/