Conheça os diferentes tipos de células-tronco e saiba onde são encontradas.
O nosso corpo é formado por um trilhão de células. Elas são de diferentes tipos e exercem funções distintas em nosso organismo. Dessa forma, os neurônios são diferentes das células que compõe nossos músculos, e assim por diante. É como uma casa em que cada tipo de tijolinho se junta para construir um cômodo.
Já as células-tronco são de um tipo especial. Nas condições adequadas elas podem se transformar em outras células específicas do nosso corpo e assim cumprir as funções delas.
Quais são os tipos de células-tronco?
Você sabia que existem diferentes tipos de células-tronco? Embora elas tenham características em comum, as células-tronco podem ter diferentes origens, assim como sua capacidade de se transformar em outras células pode variar.
As totipotentes e pluripotentes são células-tronco embrionárias, ou seja, encontradas apenas em embriões durante a gestação. Já as chamadas multipotentes são células-tronco adultas que conseguem se diferenciar em uma ampla gama de células.
Dentre as multipotentes temos dois tipos que são muito conhecidos: as hematopoiéticas e as mesenquimais.
As células-tronco hematopoiéticas
As células-tronco hematopoiéticas são encontradas na medula óssea e no sangue do cordão umbilical. No caso do cordão umbilical, elas devem necessariamente ser retiradas logo após o parto, em uma oportunidade única.
Estas células-tronco são capazes de se diferenciar em células sanguíneas como as hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. Elas são utilizadas para tratamentos de doenças do sangue como leucemia, linfomas, anemias, imunodeficiências, entre outras.
Porém, as células-tronco hematopoiéticas utilizadas nestes tratamentos normalmente não são as do próprio doador. O principal motivo para isso é que doenças como a leucemia ocorrem devido à problemas genéticos e estes problemas estarão presentes nas células-tronco da pessoa doente. Dessa forma, é mais indicado utilizar as células de um doador saudável para o tratamento.
As células-tronco mesenquimais
As células-tronco mesenquimais são encontradas no dente de leite. Elas podem ser extraídas a partir de qualquer dentinho. Isso significa que, ao contrário do cordão umbilical, você tem mais de uma oportunidade de armazenar estas células especiais!
As células-tronco mesenquimais são capazes de se transformar em células dos músculos, tecido nervoso, tecido adiposo, ossos, pele, tecido cardíaco e cartilagem. Dessa forma elas são a chave da medicina regenerativa. Veja os avanços mais importantes em diferentes áreas:
Oftalmologia: Células-tronco já foram aplicadas para tratamentos de deficiência da córnea, regeneração após transplante e até mesmo em certos casos de cegueira incurável.
Cardiologia: A regeneração cardíaca é uma das áreas com pesquisas mais avançadas utilizando células-tronco. Saiba mais neste post: https://r-crio.com/doencas-cardiovasculares-tratamentos-com-celulas-tronco/
Dermatologia: Dentre as possibilidades de uso de células-tronco estão os tratamentos cosméticos e para queimaduras.
Ortopedia e Traumatologia: Células-tronco são capazes de reparar lesões ósseas, auxiliando e estimulando a regeneração do osso.
Neurologia e Psiquiatria: Dentre os tratamentos com células-tronco estão os para esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral e lesões da medula espinhal, além do uso para a compreensão de doenças como o autismo.
Endocrinologia: Terapias celulares para diabetes tipo 2 mostram ótimos resultados em ensaios clínicos.
Quando armazenadas, as células-tronco mesenquimais podem ser utilizadas pelo próprio doador. Assim, ao fazer o armazenamento das células-tronco do dente de leite de seu filho, em caso de futuros tratamentos, o risco de rejeição pelo organismo é reduzido.
Confie na R•Crio para cuidar deste tesouro!
Você pode escolher proporcionar um futuro melhor para a saúde do seu filho através do armazenamento das células-tronco do dente de leite! Saiba como: