Tratamentos envolvendo células-tronco na medicina: fique por dentro dos avanços de 2017
Estudos científicos proporcionam novos horizontes para a saúde mundial. O uso de células-tronco na medicina contribui, cada vez mais, com essas novas descobertas. As propriedades tão específicas dessas células dão origem a pesquisas e experiências que vão desde a criação de um intestino em laboratório, até o tratamento de doenças como autismo. Fique por dentro dos últimos estudos com células-tronco e você vai entender a importância de armazenar e preservar esse tesouro!
Células-tronco são usadas para criar intestino em laboratório
Pesquisadores mostraram que é possível desenvolver intestinos funcionais com células-tronco. Isso representa uma alternativa mais rápida e eficaz em casos de distúrbios gastrointestinais, como a doença de Crohn, câncer e infarto desse órgão. Isso porque, atualmente, as saídas para esses casos são a nutrição intravenosa e/ou as filas de transplante de intestino, essa última com baixas taxas de sucesso. O avanço está no fato de que um órgão criado com as próprias células do paciente evitaria as grandes taxas de rejeição do organismo.
Células-tronco e esclerose múltipla
O estudo mostra como essas células podem contribuir para a regeneração celular do oligodendrócito, o tipo de célula responsável pela formação da bainha de mielina. E essa é justamente a estrutura que a doença lesiona. A estratégia da pesquisa é criar novos oligodendrócitos para parar ou mesmo reverter a progressão da E.M..
Células-tronco matam células de câncer em ratos
Atingindo as células do câncer de mama de ratos de laboratório, essa pesquisa significa um avanço no uso de células-tronco na medicina relacionada aos diversos tipos de câncer. Atualmente os tratamentos envolvem, quase sempre, a quimioterapia. Os efeitos colaterais dessa terapia são indesejáveis e atingem não só as células cancerosas, mas também as sadias. Neste estudo, foi realizada a programação de células-tronco da medula óssea para o reconhecimento de propriedades do tecido canceroso. Isso faria com que o tratamento atingisse apenas o tecido em que ocorreu uma metástase, evitando assim, os efeitos colaterais.
Células-tronco como possível tratamento para asma
Na tentativa de reverter os danos da asma, pesquisadores investigaram os efeitos das células-tronco mesenquimais em três componentes: inflamação, remodelamento e hiperresponsavidade das vias aéreas. O avanço deste estudo está nos resultados obtidos utilizando apenas a terapia celular, excluindo outras terapias auxiliares.
Saco amniótico humano desenvolvido com células-tronco pode ajudar em pesquisas sobre infertilidade
O uso de células-tronco na medicina também se estende às pesquisas de estruturas formadas no estágio inicial do desenvolvimento, como o saco amniótico. Com o uso dessas células, este estudo foge das questões éticas envolvidas no uso de embriões humanos. Isso revela um avanço ao entender um pouco mais sobre o que pode dar errado no início da gestação e em casos de infertilidade.
Encontradas células-tronco que controlam o envelhecimento
O estudo com ratos de laboratório mostrou que uma população de células-tronco encontradas no hipotálamo, região importante do cérebro importante, é responsável por controlar sinais fisiológicos do envelhecimento. Eles perceberam que o envelhecimento está ligado a diminuição dessas células. Ao injetarem células-tronco hipotalâmicas nos cérebros de ratos de meia-idade e em ratos velhos normais, o tratamento desacelerou ou reverteu alguns aspectos do envelhecimento.
Estudo investiga uso de células-tronco para tratar autismo
Problemas na capacidade sócio-comunicativa associados a comportamentos repetitivos e estereotipados são características do autismo. Esse é um transtorno que ainda não tem uma causa muito bem definida pela medicina. Há, porém, a hipótese de que processos de neuroinflamação influenciem no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso central. Partindo disso, pesquisadores investigaram os benefícios das células-tronco no tratamento de autistas.
Confie na R•Crio para cuidar deste tesouro!
Você pode escolher proporcionar um futuro melhor para a saúde do seu filho através do armazenamento das células-tronco do dente de leite!