A medicina avança todos os dias na busca por formas mais eficazes de tratar e até mesmo curar doenças. E as células-tronco são fundamentais para isso! Entenda qual a importância das células-tronco no tratamento de doenças.
Você sabe o que são células-tronco?
As células-tronco são células especiais graças a duas características: capacidade de se multiplicar e de se diferenciar em diversos outros tipos de células.
Assim, uma célula-tronco pode se multiplicar e dar origem a muitas outras células-tronco iguais a ela. Mas ela também pode se transformar em outros tipos celulares como células cardíacas, nervosas e hematopoiéticas, e exercer as funções delas.
A importância das células-tronco no tratamento de doenças:
Atualmente, estas células especiais podem ser aplicadas de diferentes formas na medicina. Conheça a importância das células-tronco no tratamento de doenças:
Células-tronco e terapias celulares
A terapia celular tem o objetivo de restaurar o funcionamento normal de um tecido ou órgão. Para isso, substitui-se as células danificadas por células sadias.
É aí que entra a importância das células-tronco no tratamento de doenças! Elas são o principal recurso das terapias celulares sendo utilizadas para a formação destas novas células saudáveis.
As pesquisas apresentam resultados promissores e indicam que qualquer tecido que sofra degeneração possa ser tratado através das terapias celulares. Isso inclui doenças como distrofias musculares, tipos de cegueiras, doenças neurodegenerativas, entre diversas outras.
Células-tronco e o modelo de estudo de doenças
Qual a melhor maneira de estudar doenças complexas como Alzheimer e Parkinson? Para entender as principais características destas doenças e como elas evoluem, os cientistas precisam de modelos para serem estudados em laboratório.
Muitas pesquisas atualmente utilizam o modelo animal, como camundongos, para entender as doenças que afetam os humanos. Isso limita o estudo já que determinado comportamento pode não ser o mesmo entre diferentes espécies. Além disso, as doenças são complexas e podem variar de acordo o indivíduo.
Assim, temos mais uma importância das células-tronco no tratamento de doenças. Através dessas células especiais, será possível gerar órgãos e sistemas afetados por determinada doença em laboratório. Dessa forma eles poderão ser investigados em detalhes e o tratamento será personalizado.
Células-tronco de indivíduos com autismo já são utilizadas para gerar neurônios que terão características similares àquelas que estão no cérebro do paciente. Assim é possível entender que tipos de alterações estão presentes naquele paciente.
Células-tronco para a geração de órgãos em laboratório
Um grave problema enfrentado atualmente é a escassez de órgãos para transplantes. Outra grande importância das células-tronco no tratamento de doenças é para acabar com este problema!
As células-tronco pode permitir que se criem órgãos em laboratório. Isso acabará com as filas de espera e o melhor: sem o risco de rejeição para o paciente. Bastará utilizar as células-tronco do próprio paciente e direcioná-las para a formação do órgão necessário.
Você pode ter acesso aos tratamentos com células-tronco!
Estes tratamentos mostram não só para que servem as células-tronco como as suas incríveis possibilidades, que podem mudar completamente o futuro das novas gerações.
E você sabia que o dente de leite guarda esse tesouro? Se o seu filho está na fase de troca de dentes do leite, não deixe esta oportunidade passar! Você pode fazer mais pela saúde dele através do armazenamento de células-tronco de apenas um dentinho.