Muitas pessoas que começam a praticar exercícios físicos ou frequentar academias se perguntam: é necessário usar suplementos alimentares? Essa dúvida é recorrente, e o Professor Fabio Vieira, Pós-Doutor em Neurociências e PhD em Ciências do Movimento Humano, traz orientações importantes para tomar essa decisão de maneira consciente. Vieira, que é Reitor Ad-hoc da Logos University International, ressalta que, embora os suplementos alimentares possam ser úteis, o uso excessivo pode traz riscos sérios à saúde, como sobrecarga renal e desidratação.
Quando indicar suplementos alimentares?
De acordo com o professor Fabio Vieira, os suplementos alimentares como proteínas, aminoácidos e termogênicos são bastante acessíveis no mercado, mas isso não significa que devem ser consumidos indiscriminadamente. “Não é só porque você está treinando na academia que precisa tomar um suplemento alimentar”, adverte o especialista. Ele destaca que o acompanhamento por profissionais, como nutricionistas e médicos, é fundamental para avaliar a real necessidade de suplementação.
“Em muitos casos, os suplementos alimentares complementam a dieta, suprindo os nutrientes que não foram ingeridos durante as refeições. Principalmente para jovens, o uso consciente dessas substâncias pode fazer toda a diferença no desempenho e na saúde”, diz o especialista.
Os riscos pela falta de orientação
O profissional alerta que cada organismo tem necessidades diferentes, e é fundamental seguir protocolos específicos e consultar profissionais de saúde. “Pegar dicas com amigos ou seguir recomendações de produtos da internet pode ser perigoso”, afirma ele. Além disso, o professor lembra que o que realmente acelera o metabolismo não são apenas os suplementos alimentares, mas um estilo de vida equilibrado, que envolve alimentação adequada, repouso e estímulos corretos através de exercícios físicos. “O metabolismo é o conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo relacionadas à energia, envolve ingestão e gasto calórico”, explica.