As rosáceas são condições dermatológicas que exigem cuidados específicos e uma rotina de skincare adaptada. Embora não tenham cura, é possível controlá-las para evitar crises. De acordo com a dermatologista Joana D’arc Diniz, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, prevenir o avanço das rosáceas é essencial. Ou seja, evitar fatores que possam intensificar a condição e buscar os tratamentos adequados.
O que são rosáceas e quais fatores desencadeiam as crises?
Embora ainda não compreendamos totalmente a origem das rosáceas, fatores genéticos, ambientais e imunológicos desempenham um papel importante no seu desenvolvimento. Esse problema de pele é mais comuns em mulheres e tende a surgir após os 30 anos, embora possam afetar pessoas mais jovens com predisposição genética. Segundo a dermatologista Joana D’arc Diniz, a doença pode ser desencadeada por fatores como exposição ao sol, mudanças climáticas bruscas, estresse emocional, frio ou calor extremos, além do consumo de álcool e alimentos picantes.
Como tratar e controlar os sintomas?
As rosáceas se manifestam por vermelhidão no rosto, vasos sanguíneos visíveis e, em casos mais graves, edemas e lesões semelhantes à acne. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e evitar a piora do quadro, uma vez que a vermelhidão tende a se tornar permanente se não tratada adequadamente.
A pele afetada pelas rosáceas é extremamente sensível e precisa de produtos livres de fragrâncias, álcool e conservantes que possam irritá-la, como o parabeno. “É essencial escolher hidratantes específicos para rosáceas, que ajudem a reduzir a inflamação e a vermelhidão.” A dermatologista destaca que os profissionais recomendam bastante os produtos à base de metronidazol ou ácido azelaico por suas propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas
Além disso, o uso de protetor solar é indispensável para pessoas com rosáceas. O ideal é optar por filtros solares com fator de proteção alto, formulados com ingredientes físicos como óxido de zinco e dióxido de titânio, que protegem contra a exposição ao sol, um dos principais gatilhos das rosáceas.
Cuidado com a pele e produtos indicados para rosáceas
A escolha de produtos para o cuidado diário da pele com rosáceas deve ser criteriosa. “Essa pele costuma ser reativa a produtos que contêm ácidos, álcool e agentes abrasivos. Sabonetes suaves e calmantes, com ingredientes como alantoína, bisabolol e niacinamida, são recomendados para minimizar irritações”, explica a Dra. Joana D’arc Diniz.
Inclua o ácido hialurônico, famoso por hidratar a pele, no skincare para rosáceas, utilizando concentrações adaptadas a peles sensíveis. Em casos mais graves, os dermatologistas indicam tratamentos com laser ou luz pulsada para reduzir a visibilidade dos vasos sanguíneos e melhorar o aspecto da pele
Consulte um dermatologista para um tratamento personalizado
Controlar os sintomas da condição com uma rotina de cuidados adequada é possível, mas é fundamental que o dermatologista acompanhe o tratamento. “Somente um profissional pode avaliar a gravidade das rosáceas e indicar o tratamento mais apropriado, que pode incluir medicamentos tópicos ou procedimentos como laser”, finaliza a dermatologista.