A limpeza dental infantil já é indicada desde os primeiros dentinhos. Além disso, a visita periódica ao odontopediatra pode ser uma oportunidade educativa, como sugere a coordenadora de Odontopediatria na ABO Bahia, Ana Carla Robatto. A especialista explicou que as consultas odontológicas devem focar na remoção eficaz do biofilme dental (placa dental), essencial para prevenir problemas bucais graves. Segundo ela, a eliminar o biofilme protege a saúde geral da criança. “O equilíbrio saudável do corpo começa com a saúde bucal, por isso a importância de iniciar os cuidados odontopediátricos desde pequenininho”, destaca a especialista.
Limpeza dental infantil desde os primeiros dentinhos
Um estudo de 2023 sobre Fluorose Dental Pediátrica apontou a relação entre cáries e a qualidade de vida das crianças, o que reforça a conexão entre as condições bucais e o bem-estar geral. Além disso, a limpeza dental infantil preventiva é uma prática que a Academia Americana de Odontopediatria também recomenda em suas diretrizes de 2022. Essas orientações indicam que a profilaxia dental deve ser parte da avaliação periódica da saúde bucal infantil.
A especialista ainda alerta sobre os impactos da alimentação na saúde bucal das crianças. A ingestão excessiva de açúcar, por exemplo, prejudica a limpeza dental infantil e favorece o aparecimento da cárie. Por isso, Ana Carla recomenda escovação regular, bem como o uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista.
A limpeza dental infantil também pode ser potencializada pelo uso do Protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy), que faz uma remoção mais eficiente do biofilme, conforme explica a especialista. Ela ainda destaca que a técnica personalizada melhora significativamente a qualidade da limpeza, tornando o tratamento mais eficaz e menos invasivo. “Com este protocolo, posso personalizar o tratamento para as necessidades específicas de cada criança. Além disso, é uma ferramenta pedagógica que ensina o paciente a cuidar melhor da saúde bucal“, afirma.
A escova e seu uso correto são essenciais para dentes saudáveis
“A escova de dentes deve ter cerdas macias e ser do tamanho correto para a boca da criança. Esse detalhe faz a diferença na manutenção da limpeza dental infantil. Em outras palavras, ajuda na remoção eficiente de restos alimentares e placa dental”, explica Ana Carla.
Em relação ao uso da chupeta, Ana Carla alerta sobre os riscos ao desenvolvimento da boca e da face. “O hábito prolongado afeta a posição da língua e do céu da boca, prejudicando a saúde bucal das crianças. Por isso, ela enfatiza a importância de iniciar os cuidados com a saúde bucal infantil desde muito cedo.
Por fim, a especialista reforça que as consultas odontopediátricas são mais do que uma oportunidade para a profilaxia; elas são um momento de educar as crianças e suas famílias sobre a importância da limpeza dental infantil para a saúde geral.