Tem sido fundamental o desenvolvimento de tratamento com células-tronco no Brasil e em todo o mundo. Isso porque, à medida que novos estudos são realizados com esse tipo de célula, chegamos um pouco mais perto de tratamentos e até a cura de diversas doenças. Entenda como o tratamento com células-tronco pode ser tão importante:
O potencial das células-tronco
Essas células são encontradas principalmente na medula óssea, no sangue do cordão umbilical, na polpa do dente de leite e no embrião. São a grande aposta da medicina regenerativa! Isso porque elas têm duas características muito especiais: a de se multiplicar e a de se diferenciar em outros tipos de células.
É assim que o tratamento com células-tronco no Brasil e no mundo tem aberto tantas portas. Existem diferentes maneiras dessas células tão especiais serem aplicadas. A terapia celular, o estudo de doenças e a geração de órgão em laboratórios são exemplos dessa utilização. Conheça um pouco mais sobre essas aplicações:
Como são usadas as células-tronco
-
Terapia celular
Esse modelo de terapia tem o objetivo de restaurar o funcionamento de um tecido ou de um órgão, seja protegendo suas células ou substituindo as danificadas por outras novas e sadias. As células-tronco, com a capacidade de multiplicação e de diferenciação, são utilizadas exatamente para essa nova formação mais saudável.
-
Estudo de doenças
As células-tronco também podem ser usadas para recriar, em laboratório, os sistemas afetados por doenças. Isso contribui para que estas sejas investigadas com mais precisão do que seriam em um estudo feito apenas com animais. Ou seja, os tratamentos também podem ser mais certeiros.
-
Produção de órgão em laboratórios
Há também o estudo da produção de órgãos em laboratório, a partir das células-tronco. Isso reduzirá o risco de rejeição no organismo do paciente que precisa de um transplante e claro, diminuirá as filas de espera.
Tratamentos aprovados e em fase de ensaio clínico
O uso de células-tronco hematopoiéticas em transplantes de medula óssea já acontece há mais de 50 anos. Elas tratam diversos tipos de anemias, como a Falciforme e a Fanconi. Além disso, doenças cromossômicas, imunodeficiências, leucemias e síndromes do sistema hematopoiético também fazem parte desse grupo de terapias com células-tronco aprovadas.
As terapias em fase de ensaio clínico incluem diabetes tipo 1 e 2, infarto agudo do miocárdio, infarto crônico do miocárdio, Síndrome de Hurler, fissura lábio palatina isquemia de membros inferiores, otimização em processos de cicatrização, doenças ósseas de origem genética, osteoartrite, regeneração e defeitos cartilaginosos, osteonecrose, osteoporose, doenças hepáticas, doenças neurodegenerativas, entre outras.
Futuro promissor do tratamento com células-tronco no Brasil
Recentemente, a Anvisa aprovou a resolução que trata de Boas Práticas em células humanas para o uso terapêutico e em pesquisa clínica. Essa é uma grande contribuição para um ambiente regulatório favorável ao desenvolvimento de tratamentos com células-tronco no Brasil.
Essas regras ficaram mais claras do que eram até então, já que a regulamentação brasileira não possuía normas específicas sobre tais métodos. Agora elas asseguram padrões técnicos e de qualidade para os processos de obtenção, processamento e fornecimento de células humanas para uso em terapias e em pesquisa clínica.
Os estudos para tratamentos com células-tronco no Brasil e em todo no mundo se mostram bastante promissores. Assim, armazenar células-tronco tornou-se uma alternativa para uma segurança extra no futuro. Guardar esse tesouro pode ser uma garantia de acesso a diversos tratamentos inovadores.
E você sabe como ter acesso a um tratamento com células-tronco no Brasil?
A polpa dos dentes de leite, dos pré-molares e dos sisos guardam essas células tão especiais e podem ser armazenadas. Conte com a R•Crio para fazer essa coleta e o armazenamento dessas células!
Essa é uma oportunidade para proteger o futuro do seu filho. Escolha armazenar!