Quais as diferenças entre os tipos de células-tronco?

Saiba a importância de cada tipo dessas células e como você pode armazená-las

Você já deve ter ouvido falar em tratamentos envolvendo algum tipo de célula-tronco, não é mesmo? Isso porque os avanços da medicina contam cada vez mais com o incrível potencial regenerativo dessas células. Mas ao contrário do que muita gente pensa, elas não são todas iguais! Entenda agora essas diferenças e como as células-tronco podem ser uma segurança extra para a saúde do seu filho! 

Quais os tipos de células-tronco e onde são encontradas

Para começar, você precisa saber que o alto potencial regenerativo das células-tronco se dá por três características importantes: a capacidade de se multiplicarem, a de se diferenciarem em outros tipos de células e a de secretarem substâncias químicas que estimulam a regeneração dos tecidos.

Podemos classificar três tipos de células-tronco: as embrionárias, as adultas e as induzidas. Cada uma delas pode ser encontrada em maior quantidade em determinadas partes do corpo. Veja algumas diferenças entre elas:

  • Células-tronco embrionárias

Esse tipo de célula-tronco está presente no embrião, mas é encontrado apenas no estágio de blastocisto. Isso significa que elas estão presentes em apenas uma fase muito inicial do desenvolvimento embrionário, cerca de 5 dias depois da fecundação.

Nesta fase, as células-tronco embrionárias não se especializaram ainda. Por isso, elas podem se transformar em qualquer tipo de célula adulta.

  • Células-tronco adultas

Essas células têm a capacidade de se dividir e de gerar uma nova célula, inclusive com uma função diferente da inicial. Esse tipo de célula-tronco fica entre as demais do nosso corpo, com o objetivo de reparar e renovar os tecidos quando necessário.

No entanto, é na medula óssea, no sangue do cordão umbilical e na polpa do dente que elas estão mais presentes. As células do sangue do cordão são capazes de se diferenciarem apenas em células sanguíneas. Ou seja, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. Elas são usadas para o tratamento de doenças como leucemia, linfomas e anemias. 

A medula tem tanto células-tronco capazes de se diferenciarem em células sanguíneas (chamadas hematopoiéticas), como as capazes de se diferenciar em células de tecidos sólidos e também de liberar substâncias capazes de estimular a regeneração do tecido e regular a resposta do sistema imune (células-tronco mesenquimais).

As células-tronco presentes no interior dos dentes são do tipo mesenquimal, mas, quando comparadas com as células da medula óssea, têm a vantagem de serem mais jovens. Elas podem se transformar em células dos músculos, do tecido nervoso, do tecido adiposo, dos ossos, da pele, do tecido cardíaco e da cartilagem. Além disso, elas têm as proprieadades de estimular a regeneração dos tecidos e regular a resposta do sistema imune. Esse tipo de célula-tronco é a chave para a medicina regenerativa!

  • Células-tronco pluripotentes induzidas

Para chegar até esse tipo de célula-tronco é preciso reprogramar o código genético de uma célula adulta para uma embrionária. Isso é feito para aumentar ainda mais a capacidade de multiplicação e de diferenciação das células. 

As células-tronco do dente de leite são mais especiais!

A polpa de todos os nossos dentes apresenta células-tronco. No entanto, as células presentes nos dentinhos de leite das crianças são ainda mais especiais! Isso porque elas são jovens e possuem um alto potencial de multiplicação in vitro. 

Além disso, por serem da linhagem mesenquimal, esse tipo de célula-tronco é mais versátil. Assim, um universo de possibilidades se abre com o uso delas! Os avanços mais importantes utilizando essas células têm sido nas áreas da oftalmologia, da cardiologia, da dermatologia, da ortopedia e traumatologia, da neurologia e psiquiatria e da endocrinologia. Para saber mais sobre as terapias mais promissoras, clique aqui.

Você pode armazenar essas células e fazer mais pela saúde do seu filho

O uso dos diferentes tipos de células-tronco para tratamentos de doenças e até mesmo a busca pela cura de algumas delas traz esperança para diversas famílias. Armazenar essas células tão especiais é uma maneira de proporcionar uma segurança extra para seu filho, caso ele precise. E isso é acessível!

A R•Crio é o único laboratório especializado na expansão e no armazenamento de células-tronco do dente. Temos planos especiais para você cuidar da saúde dos pequenos e abrir um universo de possibilidades para eles!

Faça mais pelo seu filho: armazene as células-tronco do dentinho de leite dele com a R•Crio!


4 comentários em “Quais as diferenças entre os tipos de células-tronco?”

  1. Pingback: Tudo o que você precisa saber sobre a coleta de células-tronco do dente

  2. Pingback: Por que é importante armazenar células-tronco o quanto antes?

  3. Pingback: Onde fazer o armazenamento do dente de leite no Brasil?

  4. Pingback: Vale a pena armazenar células-tronco do dente de leite?

Deixe um comentário

Scroll to Top