Saúde bucal – uma urgência mundial

A saúde bucal está muito além de um belo sorriso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em relatório publicado em 2022, 3,5 milhões de pessoas têm problemas na boca.

As doenças: cáries, gengivais, perda de dentes, câncer oral, entre outras, afetam 45% da população global. De acordo com o documento, as enfermidades estão, principalmente, nas populações mais carentes.

Nesse sentido, vale ressaltar que a saúde bucal tem papel crucial no bem-estar geral do organismo.

Saúde Bucal

Problemas bucais podem afetar outras partes do corpo

A boca é o ponto de entrada para muitas substâncias, alimentos e microrganismos, ou seja, problemas bucais têm impactos significativos em outras partes do corpo.

Ainda mais que estudos científicos sugerem uma possível ligação entre doenças periodontais, como gengivite e periodontite, as doenças cardiovasculares.

Acredita-se que as bactérias presentes na boca possam entrar na corrente sanguínea através de gengivas inflamadas, aumentando o risco de problemas cardiovasculares, como doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral.

Saúde Bucal

Além disso, a presença de infecções orais, como cáries dentárias, doenças periodontais e infecções de canal radicular pode contribuir para problemas respiratórios. As bactérias presentes na boca podem migrar e afetar os pulmões, agravando condições como pneumonia e bronquite.

Por fim, como já levantamos em uma outra publicação neste blog, a saúde bucal precária durante a gravidez está associada a um risco aumentado de complicações, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e pré-eclâmpsia. As bactérias orais podem entrar na corrente sanguínea através de gengivas inflamadas e desencadear uma resposta inflamatória sistêmica que pode afetar negativamente.

Como manter a saúde bucal?

Saúde Bucal Escovação no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições e consumo de bebidas ou alimentos açucarados. A escova deve ser macia e o creme dental obrigatoriamente deve conter flúor; fio dental em todas as escovações;

Saúde Bucal

Alimentação saudável e balanceada. Evite bebidas açucaradas e doces em excesso;

O cigarro causa mau hálito, mancha os dentes, adoece as gengivas e contribui para o câncer de boca; Evite!

Visite o seu dentista regularmente para limpeza profissional.

Essas são orientações mínimas para manter a saúde bucal. Vale ressaltar que qualquer anomalia deve ser rapidamente levada ao conhecimento profissional.

Rolar para cima