Células-tronco do dente de leite: saiba onde armazenar

Os tratamentos utilizando células-tronco do dente de leite avançam cada vez mais e são mais uma esperança para diversas famílias. Armazenar essas células tão especiais pode ser uma porta de acesso para esses tratamentos inovadores no futuro. Mas essa é uma baita responsabilidade, não é mesmo? Saiba então como funciona esse procedimento e onde você pode armazenar células-tronco do dente de leite!

Por que as células-tronco do dente de leite são especiais?

As células-tronco podem ser encontradas em outras partes do nosso corpo. O  sangue do cordão umbilical e a medula óssea são algumas delas. Mas aquelas presentes na polpa do dente de leite são muito especiais!

Um dos motivos é que elas são mesenquimais. Isso significa que elas têm o potencial de se diferenciar em células de tecidos, músculos, cartilagens e até mesmo de neurônios. Além disso, as células-tronco do dente de leite possuem grande potencial de multiplicação e já têm ampla aplicabilidade.

Os avanços mais significativos do tratamento com células-tronco do dente de leite são nas áreas da oftalmologia, da cardiologia, da neurologia e psiquiatria e da endocrinologia. Para saber mais sobre os tratamentos com células-tronco clique aqui.

 

Como funciona o armazenamento de células-tronco do dente de leite?

A maioria das mamães e papais têm o hábito de guardar os primeiros dentinhos de leite que caíram do sorriso dos filhotes. Mas atenção, porque depois que eles caem, todo o tesouro que carregam é perdido. Isso porque os dentes são verdadeiros órgãos e sem a irrigação de sangue, as células-tronco acabam morrendo. Por isso esse armazenamento exige um passo a passo! Olha só:

  1. Coleta

Para que as células-tronco do dente de leite não morram ou sejam contaminadas por alguma bactéria, o dentinho precisa ser coletado ainda com 1/3 de raiz. Assim, quando o dente do seu filho começar a ficar mole, já entre em contato com a R•Crio. Mas pode ficar tranquilo, este processo é minimamente invasivo e muito seguro!

Indicaremos o dentista credenciado mais próximo a você e a sua família e antes da coleta ele fará uma avaliação de qual dentinho é o ideal. Assim, com tudo pronto, a coleta é feita em seu consultório e o dentinho é enviado em condições extremamente controladas ao laboratório da R•Crio, que fica em Campinas/SP.

Fique tranquilo! Não importa qual lugar do Brasil você mora, todos os dentinhos chegam ao nosso laboratório em no máximo 48 horas.

  1. Expansão e testes de qualidade

Depois que a polpa do dentinho de leite chega por aqui, as células-tronco presentes nele passam por um processo de expansão, ou seja, a multiplicação dessas células. Isso aumenta as possibilidades de uso delas mais para frente.

Além disso, elas também passam por um rigoroso controle de qualidade, que separa quantas e quais as células-tronco do dente de leite estão em boas condições e que têm alto potencial de armazenamento.

  1. Armazenamento

Agora sim! Tudo pronto para armazenar! As células-tronco são armazenadas em um ambiente especializado, como o que temos aqui no laboratório da R•Crio. Elas são conservadas em nitrogênio a temperaturas abaixo dos -150°C.

Para o dentinho de leite ter essas células vivas e saudáveis ele deve ser armazenado em um laboratório específico. Mais especificamente, elas são conservadas num local com temperaturas abaixo dos -150°C e em nitrogênio.

Onde armazenar as células-tronco do dente de leite?

Agora que você entendeu todo o processo, deu para perceber o tamanho da responsabilidade de qualquer laboratório em armazenar células-tronco, não é mesmo? Assim, é importante levar em conta alguns aspectos na hora de escolher onde armazenar as células-tronco do dente de leite. Indicações, depoimentos de outros pais, selos de reconhecimentos e o nível de tecnologia e segurança do laboratório são pontos muito importantes dessa escolha.

A R•Crio é o único Centro de Tecnologia Celular do Brasil especializado na coleta, na expansão e no armazenamento de células-tronco do dente de leite. A alta tecnologia presente nesses processos desenvolvidos pelo laboratório é única e reconhecida e patenteada pela NASA.

A segurança desse armazenamento é certificada pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).  Também é recomendada pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e autenticada pela Internacional Society for Cellular Therapy.

Todo esse reconhecimento são garantias a você, mamãe ou papai, de que cuidamos com cuidado e dedicação do que é de vocês.

Confie na R•Crio para cuidar desse tesouro!

Armazenar células-tronco do dente de leite é acessível e você pode proporcionar isso a saúde do seu filho!

Conheça nossos planos especiais para você!

 


Deixe um comentário

Scroll to Top